Professores e funcionários da Unicap reunidos para planejar o ano letivo - Unicap

Título Notícias

Professores e funcionários da Unicap reunidos para planejar o ano letivo

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

As aulas só voltam no dia 17 de fevereiro, mas o ano letivo já começou para os professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco. De hoje (11) até sexta (14), eles estarão reunidos, junto com os gestores, planejando as atividades acadêmicas durante a XXX Semana de Estudos Docentes e a XX Fórum de Funcionários. As ações fazem parte da VII Jornada Unicap Comunitária.

Durante a abertura, realizada na manhã desta terça-feira (11), a mesa diretora (formada pelo Reitor e Pró-reitores) fez uma espécie de prestação de contas à comunidade. O balanço foi intercalado com apresentações culturais do poeta Antônio Marinho, aluno do Mestrado em Indústrias Criativas, e do grupo MPB Unicap, que apresentou seus novos integrantes.

Em seu pronunciamento, Padre Pedro Rubens relembrou momentos históricos do evento que teve sua primeira edição em 1991 e que foram marcados pela primeira constituição das universidades católicas, assinada pelo Papa João Paulo II, e que já previa “autonomia e diálogo com a sociedade”. A Carta de Princípios e a participação da Unicap em redes universitárias nacionais e internacionais, a exemplo da Fiuc, Ausjal e Abruc, também foram destacadas pelo Reitor.

Ele também falou sobre a perspectiva da Universidade, como a meta de criar um curso da área de Saúde por ano até 2025; a transformação dos atuais centros acadêmicos em escolas; a implantação dos polos universitários em João Pessoa, Fortaleza, Caruaru e Petrolina; e o megaprojeto de extensão no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, chamado de Campus Integral.  Padre Pedro relacionou os avanços instituições ao tema do evento intitulado Trabalhar o Sentido da Vida na Contemporaneidade. 

Enfim, importa saber que trabalhar na Unicap, como professor ou funcionário, não seja um peso maior do que as nossas capacidades, mas sobretudo, que essa missão de vida nos ajude a reconstruir melhor com os outros o sentido da nossa própria existência, transformando sonhos em projetos e projetos em grandes realizações”, finalizou.   

 

Na sequência, o Pró-reitor Comunitário, Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio, também relembrou as origens da Semana Docente, que teve a primeira edição organizada pelo então Pró-reitor Comunitário, Padre Ferdinand Azevêdo. Em sua homenagem, foi feito um minuto de silêncio. Uma das professoras presentes neste momento histórico também foi homenageada. A assessoria de planejamento, Professora Conceição Bizerra, recebeu das mãos de Padre Lúcio uma Asa Branca como símbolo de reconhecimento.

O Pró-reitor agradeceu ainda ao ex-coordenador de Esportes, professor Fernando Lapa, que esteve à frente da função por 40 anos. Agora quem assume é o técnico de tênis de mesa Paulo Matos. Padre Lúcio fez questão de destacar também os dez anos de criação do Instituto Humanitas, a implantação da filial (IHU-PB) em João Pessoa.

O Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, aproveitou a ocasião para apresentar os novos coordenadores de curso e agradecer aos que estavam deixando as funções. Ele apresentou os gestores dos quatro novos cursos criados e oferecidos no Vestibular 2020: Farmácia (Leandro Medeiros), Sistemas para Internet (Robson Lins), Nutrição (Natália Carvalho) e Engenharia da Complexidade (Fernando Artur). Na ocasião, foi anunciada mudanças no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A Profª Drª Maria Luiza Ramos recebeu flores da mesa diretora num gesto de agradecimento. Quem assume a direção do CCJ é a Profª Drª Karina Nogueira.

Conceição Bizerra foi homenageada

Degislando ressaltou aspectos importante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como a criação dos novos cursos à distância por meio da Unicap Digital, começando pelas segundas licenciaturas e formação pedagógica; e a transformação dos centros acadêmicos em escolas, “mudança que vai além da troca de nome  e prevê uma articulação da extensão com a pós-graduação”. Aliás, a extensão foi outro ponto enfatizado. De acordo com o marco legal do MEC, todos os cursos de graduação devem ter 10% de sua carga horária distribuídos em atividades de extensão que “deve estar na concepção de aprendizagem aliando teoria e prática”.

 
Karina Nogueira é a nova diretora do CCJ
Houve informes também da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação. De acordo com a Profª Drª Valdenice José Raimundo, a Unicap já conta com 48 grupos de pesquisa, sendo 36 certificados. Ainda segundo ela, a Propesp está formulando a política de internacionalização da Universidade, além de implantar o Núcleo de Inovação e Patentes. O novo programa de pós-graduação em Filosofia é outro motivo de comemoração, assim como a transformação do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais em núcleo de pesquisa. A Católica Business School registrou salto quali e quantitativo: são 18 turmas de MBAs com 420 alunos e o primeiro setor a implantar a secretaria sem papel, graças ao sistema..

O encenramento da ‘prestação de contas’ ficou a cargo da Pró-reitoria Administrativa. Por viagem de trabalho, o professor Márcio Waked não esteve presente mas deixou um vídeo no qual agradeceu às equipes pelas realizações de 2019 e apresentou as perspectivas para 2020, como a ampliação das reformas estruturais no campus, aprimoramento da segurança, construção de laboratórios no 2º e 8º andares do bloco B, da Escola de Saúde no Campus Nóbrega, ampliação do anel de fibra ótica, o novo portal da Unicap na Internet e o CRM.

Visualizações:
3248
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...

Captura de tela de 2024-04-23 09-42-11.png

UNICAP abre seleção para Tutor Virtual (Edital 2024/02)

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. A vaga é para atuação no Polo Sede...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. ...

Seresta para maes.jpeg

Seresta para as mães da UNICAP

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central