Tese de pesquisador da Unicap finalista em prêmio na área de Ciências da Religião e Teologia - Unicap

Título Notícias

null Tese de pesquisador da Unicap finalista em prêmio na área de Ciências da Religião e Teologia

Publicado Por: Redação

O coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Religião EAD da Unicap, Prof. Dr. Luca Pacheco, foi um dos sete finalistas do Prêmio Soter/Paulinas de Teses Afonso Maria Ligorio Soares. A solenidade da premiação aconteceu nesta quarta-feira (13) durante o 34º Congresso Internacional da Soter, numa cerimônia híbrida na PUC-MG com a presença de cerca de duzentas teólogas, teólogos e cientistas da religião.

A tese finalista intitulada "O Sagrado nos Jogos Digitais - Arquétipos do sagrado no game Dragon Age: Origins" foi orientada pelo Prof. Dr. Gilbraz Aragão e defendida em 2021. O Prêmio Soter/Paulinas de Teses premia as melhores teses indicadas pelos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião de todo o Brasil a cada dois anos.

"Sinto-me extremamente honrado em representar o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap no Prêmio Soter/Paulinas de Teses Afonso Maria Ligório Soares. Ser um dos finalistas representa o reconhecimento da relevância do tema e da qualidade de minha tese pela comunidade científica da área de Teologia e Ciências da Religião no Brasil. Agradeço ao meu orientador, prof. Dr. Gilbraz Aragão, às contribuições das doutoras e doutores de minhas bancas de qualificação e defesa, às professoras e professores do Programa, ao Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pedro Rubens, aos colegas da Unicap, aos meus familiares, em especial minha esposa e filhos que vivenciaram de perto os desafios para a realização desta pesquisa. A reflexão acerca do sagrado nos jogos digitais é um tema emergente e carente de aprofundamento, sobretudo em um período em que as fronteiras entre as presencialidades física e digital se tornam cada vez mais tênues, modificando a cultura e, por conseguinte, a espiritualidade contemporânea", afirma Luca. 

Confira o resumo da pesquisa:

A tese parte da constatação de que existem componentes do sagrado que podem determinar ou não as narrativas dos jogos eletrônicos, para investigar os elementos religiosos presentes nos games, a partir dos referenciais teóricos da complexidade e transdiciplinaridade de Edgard Morin e Barsarab Nicolescu e dos arquétipos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. A metodologia de pesquisa consiste na análise formal dos games, uma abordagem qualitativa na perspectiva in-game intitulada por mim de “gametnografia”.

Na gametnografia o pesquisador/jogador realiza a pesquisa e análise dos componentes religiosos no próprio ato de jogar dentro do mundo do jogo, através da observação participante. O jogo digital RPG mundialmente difundido, Dragon Age: Origins foi o case selecionado como referencial de amostragem dos jogos digitais para a tese. A gametnografia do jogo revelou componentes que despertam energias arquetípicas do sagrado no jogador. E tais componentes arquetípicos foram analisados com o referencial de conhecimento proposto, o que levantou questões para a pesquisa e a prática educativa no mundo contemporâneo maracado pelo universo digital. Esta tese doutoral, portanto, procura revisar o conceito de “sagrado” nos videogames, propor uma criteriologia para o estudo do fenômeno religioso nos jogos digitais e apontar caminhos para o Ensino Religioso na cultura digital.

PALAVRAS-CHAVE: Complexidade. Educomunicação. Ensino Religioso. Transdisciplinaridade. Videogame.

O trabalho classificado em primeiro lugar foi a tese do Dr. Rogério Luiz Zanini, da PUC-RS, orientada pelo Prof. Dr. Erico Hammes, intitulada "Fora dos pobres não há salvação: Tópico Fundamental da Soteriologia Cristã em Jon Sobrino". A premiação será a publicação da obra pela Editora Paulinas. Para a seleção e avaliação dos trabalhos, a SOTER e a Editora Paulinas contaram com a parceria da Anptecre e dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências da Religião e Teologia.

Visualizações:
397
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

up_01.png

Dia Internacional da Pessoa Idosa

30 de setembro de 2022    

30 de setembro de 2022    

_MG_6214 (1).jpg

Ação de graças pelos 79 anos da Unicap

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de Pernambuco, estudantes, professores e...

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de...

20220927_142038.jpg

Alunos das turmas preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento do Colégio Núcleo participam...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde desta terça-feira (27), a visita de alunos...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde...

WhatsApp Image 2022-09-27 at 16.04.21.jpeg

TVDH: LEITURA E A RESISTÊNCIA DAS BIBLIOTECAS

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das Bibliotecas".  A jornalista Mariana...

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das...