Equipes da Unicap entre as melhores do Programa de Residência de Software do Porto Digital - Unicap

Título Notícias

Equipes da Unicap entre as melhores do Programa de Residência de Software do Porto Digital

Publicado Por: Daniel França

O desempenho do curso de Sistemas para Internet da Católica chamou a atenção do Demoday, iniciativa que faz parte do projeto Onboard de Residência de Software do Porto Digital. A Unicap conquistou o segundo e terceiro lugares gerais na maratona de ideação de protótipos de aplicativos que envolveu 54 equipes de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior.

Os dois projetos da Católica participaram do chamado kick off (reunião na fase inicial de um projeto para alinhar detalhes entre os stakeholders envolvidos) porque foram selecionados entre os dez melhores. O desafio é propor uma solução prática a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a Agenda 20-30. O trabalho envolveu estudantes, professores e empresas ao longo do semestre.

 

As equipes são numeradas, não têm nome. A Squad 21 conquistou o 2º lugar geral e escolheu trabalhar com o tema da Fome Zero e Agricultura Sustentável. O grupo criou o App Balaio, que visa criar uma conexão entre pequenos produtores rurais e consumidores de produtos orgânicos. De acordo com o representante da equipe, Silas Gonçalves, muitos feirantes tiveram as vendas prejudicadas durante a pandemia porque tiveram dificuldade em se cadastrar como vendedores em grandes plataformas digitais.

 

“A nossa proposta é de um App bem simples de se cadastrar como vendedores com o objetivo de oferecer a eles um canal de vendas. Já a visão do consumidor é a de um mapa que mostra as pequenas feiras. Basta acessar, ver a lista de produtos e agendar dia e horário para a retirada no local”, explicou Silas ressaltando que nesta fase o projeto não conta com delivery.

 

Quem também optou pelo eixo Fome Zero e Agricultura Sustentável foi a Squad 20, que desenvolveu o Fava App e obteve o 3º lugar geral. A ideia é conectar pequenos produtores rurais e urbanos à assistência técnica de agrônomos. O representante da equipe, Gabriel Trindade, conta que a inspiração veio da experiência real da sua avó, moradora de Camaragibe, que tem dificuldades em manter hortas com folhas para temperos.

 

“O acesso área de Agronomia é muito restrito tanto no meio rural quanto nas cidades. O que nós queremos é democratizar o acesso às informações”, explica Gabriel ao ressaltar o foco na Agricultura 4.0 que tem a produção, gestão, valorização das pessoas e sustentabilidade como eixos. Sobre a experiência de participar do On Board, ele disse que foi “algo inovador, que nunca tinha participado de nada parecido já que foi mais que uma apresentação de ideias e sim de protótipos para pessoas da área, tudo muito bem profissional”.     

Visualizações:
1829
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...