Documentário sobre o procurador Pedro Jorge será exibido no Teatro do Parque - Unicap

Título Notícias

Documentário sobre o procurador Pedro Jorge será exibido no Teatro do Parque

Publicado Por: Redação

21 de março de 2022 

Uma oportunidade para conhecer ou relembrar a história do procurador da República assassinado após denunciar o episódio conhecido como “Escândalo da Mandioca, esquema de desvio de recursos públicos ocorrido no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. No próximo dia 21, às 19h, será reexibido o documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça”, no Teatro do Parque, no Recife, em sessão única e gratuita. O filme, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 2017, integra a série de homenagens à memória do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, que foi morto há 40 anos.

Os interessados poderão retirar os ingressos gratuitamente uma hora antes do início da sessão, às 18h. Por conta da pandemia, o número de assentos disponíveis estará limitado a 150 lugares para o público em geral. Também são obrigatórios a apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 e de documento de identificação e o uso de máscara cobrindo nariz e boca durante todo o evento. O espaço para a sessão especial do documentário foi gentilmente cedido pela direção do Teatro do Parque, sem custo para as instituições, por meio da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.

O documentário foi lançado em 27 de março de 2017, no cinema São Luiz, no Recife, também em sessão única e gratuita. Na ocasião, cerca de mil pessoas prestigiaram o filme. Foram distribuídos 300 ingressos ao público em geral, que se esgotaram em menos de uma hora. Após a exibição, houve debate mediado pelo então procurador-chefe do MPF na 5ª Região e diretor institucional do documentário, Marcelo Alves, com a participação do advogado Gilberto Marques (falecido em 20 de setembro de 2019), assistente de acusação no processo criminal que levou à condenação dos assassinos de Pedro Jorge, da jornalista Letícia Lins, que cobriu o caso na época pelo Jornal do Brasil, e do Irmão Irineu Marinho (falecido em 2020), colega de seminário e amigo próximo de Pedro Jorge.

História - O média-metragem, de 41 minutos, conta a história de Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em 3 de março de 1982, aos 35 anos de idade, ao sair de uma padaria no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O crime foi motivado após o procurador denunciar um dos maiores esquemas de desvio de recursos para financiamento agrícola em Pernambuco, ocorrido entre 1979 e 1981. Entre os entrevistados do filme, estão os ex-procuradores-gerais da República Rodrigo Janot, Geraldo Brindeiro (falecido em 29 de outubro do ano passado) e Aristides Junqueira, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a esposa e as filhas de Pedro Jorge, entre outras personalidades.

Construída com vários depoimentos, fotografias, matérias de jornais e imagens de TV da época dos fatos, a narrativa mostra um pouco da vida de Pedro Jorge, que foi seminarista e estudou no Mosteiro de São Bento antes de ingressar na Faculdade de Direito do Recife. O documentário também aborda as ameaças que o procurador sofreu quando começou a atuar no processo, e sua coragem de prosseguir com o trabalho, apesar das intimidações que recebia.

Novidades no hotsite – No próximo dia 22, às 10h, será realizado o lançamento de conteúdos extras no hotsite do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” (www.docpedrojorge.mpf.mp.br). Serão disponibilizados trechos inéditos das entrevistas gravadas para a produção do média-metragem e que não entraram no roteiro da obra. O material será apresentado pelas diretoras técnicas do filme, Ana Cláudia Dolores e Cláudia Holder. Os interessados poderão acompanhar, ao vivo, o lançamento desse conteúdo, por meio da plataforma YouTube no canal da Unicap: youtube.com/unicapvideo.

Debates – As atividades em homenagem à memória do procurador também abrangem uma série de debates sobre luta por direitos humanos, combate à corrupção na atualidade e o legado deixado por ele. Nos dias 21, 22 e 23 deste mês, sempre a partir das 10h, serão realizados os seminários virtuais “Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge” para discutir esses assuntos. Os interessados em participar devem acessar youtube.com/unicapvideo. Não é preciso realizar inscrição. Confira aqui a programação completa dos seminários.

Serviço:

Exibição especial do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça”

Local: Cineteatro do Parque, Rua do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife-PE

Data: 21 de março, 19h (o ingresso deve ser retirado na bilheteria a partir das 18h)

Entrada gratuita e 150 lugares disponíveis*

Visualizações:
940
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...

LINGUA.png

Professoras e doutorandas do PPGCL participam de projeto de extensão em parceria com o curso de...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras em Inter(ação). A atividade foi...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras...

PSICOLOGIA - CORTADA_1.jpg

PPGPSI - Edital de Bolsa para Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Edital (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no...