Católica firma convênio de cooperação com escola de arquitetura frances - Unicap

Título Notícias

Católica firma convênio de cooperação com escola de arquitetura frances

Publicado Por: Redação

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o diretor da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse (ENSAT), Pierre Fernandez, assinaram, na manhã desta segunda-feira (04/10), convênio de cooperação entre as duas instituições. Participaram da solenidade a diretora da Unicap Icam-Tech, Andrea Câmara, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Paula Maciel, o representante do Icam, Olivier du Bourblanc, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Clarissa Duarte, e o chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino.

O convênio visa promover a cooperação em áreas de mútuo interesse, como intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de palestras e simpósios; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, tais como congressos, colóquios e seminários: e a promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante.

A Unicap já mantém relações acadêmicas com a ENSAT desde 2013, quando uma comissão científica com representantes de cinco instituições de ensino superior pernambucanas esteve em Toulouse objetivando realizar o 1º Seminário Internacional Pernambuco-Toulouse, que aconteceu em abril de 2014. A Unicap se fez presente tanto na organização quanto na participação do seminário, impulsionando especialmente o início entre trocas acadêmicas na área de arquitetura e urbanismo junto à ENSAT. O atual diretor da instituição francesa, o arquiteto e professor Pierre Fernandez, era na época o responsável pelas relações internacionais da Université Federal de Toulouse em Pernambuco.

Em novembro de 2014, o Instituto da Cidade de Toulouse, através da ENSAT, convidou pesquisadores pernambucanos da área de arquitetura e urbanismo para participar de um Workshop Internacional de Desenho Urbano Sustentável e a Unicap esteve presente na cidade francesa. Para afirmar a importância destas trocas acadêmicas, a Unicap, através do seu curso de Arquitetura e Urbanismo, também convidou, em 2015, professores pesquisadores da ENSAT para participar de outro workshop de Desenho Urbano, desta vez no Recife, relacionado ao desenvolvimento de estudos de sustentabilidade para o Centro do Recife, durante a realização do Plano Centro Cidadão.     

A ENSAT Toulouse, com sua equipe de professores e pesquisadores, apresenta uma grande força na área de estudos relacionados à arquitetura e urbanismo sustentáveis, tema este que vem ganhando força também na Unicap e tem muito a crescer com a cooperação junto aos pesquisadores franceses. Além disso, o desejo de incrementar a internacionalização, tanto da UNICAP como da Escola Unicap Icam-Tech, vem exigindo a formalização de novas parcerias internacionais capazes de catalisar essa ambição acadêmica. Ganha a instituição, suas escolas, seus professores e alunos. 

Formalmente, a operacionalização da cooperação dar-se-á através da elaboração de projetos e/ou programas, onde as partes signatárias deverão preparar programas de trabalho específicos ao longo do tempo. Atualmente, pode-se considerar que as atividades já estão se iniciando a partir do desenvolvimento da tese de doutorado da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Clarissa Duarte, inscrita na Université de Toulouse, orientada pelo próprio professor Pierre Fernandez, Phd em Sustentabilidade e diretor da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse, que veio presencialmente à Unicap assinar a presente cooperação. 

A professora pesquisadora Clarissa Duarte está atualmente em Toulouse, no seu segundo ano de tese, onde deverá passar um período de dois anos pesquisando presencialmente no Laboratório de Pesquisas Arquitetônicas dessa ENSAT   (LRA-https://lra.toulouse.archi.fr/lra). Com projeto de pesquisa intitulado “Espaço Público e Cidade Sustentável: Cultura, Governança e Projeto”, a professora pesquisadora pretende reforçar a cooperação desenvolvendo também PIBIC e publicações junto a alunas/os e professores da Unicap durante sua missão internacional, além de trabalhar para fomentar outros projetos de mobilidade de estudantes e professores, junto ao professor Pierre Fernandez (Direçao ENSAT), professora Paula Maciel (Coordenação curso de Arquitetura e Urbanismo) e professora Andrea Camara (Direção da Escola Unicap Icam-Tech). 

A pesquisa doutoral da professora Clarissa tem também co-participação formal do Icam, através da co-orientação do sociólogo Yann Ferguson, Phd em estudos relacionados a grandes projetos urbanos e aos impactos da Inteligência Artificial nos processos de trabalho humano. 

  

  

Visualizações:
1125
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...