XXV SEMANA TEOLÓGICA DA UNICAP - Unicap

Título Notícias

XXV SEMANA TEOLÓGICA DA UNICAP

Publicado Por: Redação

A SINODALIDADE NA IGREJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

(21 a 23 de setembro 2021)

Apresentação

Como afirma o Documento da Comissão Teológica Internacional sobre a “A Sinodalidade na Vida e na Missão da Igreja (n, 55) “A sinodalidade exprime o ser sujeito de toda a Igreja e de todos na Igreja. [...]  A vida sinodal testemunha uma Igreja constituída por sujeitos livres e diversos, unidos entre si em comunhão, que se manifesta de forma dinâmica como um só sujeito comunitário, o qual apoiando-se sobre a pedra angular que é Cristo e sobre as colunas que são os Apóstolos, é edificada como tantas pedras vivas em uma "casa espiritual" (1 Pd 2, 5), "morada de Deus no Espírito" (Ef 2,22).[1]

O Papa Francisco convocou toda a Igreja para participar do próximo Sínodo, o qual tem como tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. E o curso de Teologia da UNICAP, juntamente com o Instituto Humanitas, o Programa de Pós-graduação de Teologia e a Arquidiocese de Olinda e Recife, com o intuito de contribuir neste processo sinodal, tem como tema da sua XXV Semana Teológica “A sinodalidade na Igreja: desafios e perspectivas”.

O Papa Francisco nos recorda, no seu discurso de comemoração ao cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos que “A sinodalidade, como dimensão constitutiva da Igreja, oferece-nos o quadro interpretativo mais apropriado para compreender o próprio ministério hierárquico. Se compreendermos, como diz São João Crisóstomo que, «Igreja e Sínodo são sinónimos», – pois a Igreja nada mais é do que este «caminhar juntos» do Rebanho de Deus pelas sendas da história ao encontro de Cristo Senhor –, entenderemos também que dentro dela ninguém pode ser «elevado» acima dos outros. Pelo contrário, na Igreja, é necessário que alguém «se abaixe» pondo-se ao serviço dos irmãos, ao longo do caminho”. [...] Uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar «é mais do que ouvir». É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta um dos outros; e, todos à escuta do Espírito Santo, o «Espírito da verdade» (Jo 14, 17), para conhecer aquilo que Ele «diz às Igrejas» (Ap 2, 7). [2]

Também ocorrerá a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, da Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, de 21 a 28 de novembro próximo, cujo tema será "Somos todos discípulos missionários em saída". Os dois eventos se complementam, na busca de uma Igreja cada vez mais comprometida com os valores fundamentais do Evangelho e solidária com as dores e esperanças de todas as periferias geográficas e existenciais entre nós.

A Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, coerente com a sua tradição no campo do debate teológico, vem contribuir efetivamente nesse processo sinodal, oferecendo um espaço de aprofundamento acadêmico, de forma interdisciplinar, com a participação de diferentes sujeitos eclesiais, estimulando o debate entre todos os homens e mulheres de boa vontade que queiram aprofundar o referido tema.

A programação é rica e diversificada, constando de conferências, mesa temática, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos, aberta aos corpos docente, discente e ao público em geral.

Esperamos assim contribuir neste momento tão significativo da ação do Espírito na nossa Igreja, em um contexto tão especial como este da pandemia, colocando mais uma vez as nossas portas abertas, agora, virtualmente, a serviço do debate público da Teologia.

Desejamos a todos e a todas que participem dessa semana, debatendo, estudando, ampliando horizontes de conhecimento e engajamento eclesial e social!

 

[1] COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. A sinodalidade na vida e na missão da igreja. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_20180302_sinodalita_po.html. Acesso em: 14/06/2021.

[2] PAPA FRANCISCO. Comemoração do cinquentenário da instituição do sínodo dos bispos. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html. Acesso em: 14/06/2021.

 

Visualizações:
931
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seresta para maes.jpeg

Sreesta para as mães da Unicap

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...