Unicap lamenta perda de Jorge Cândido de Lima - Unicap

Título Notícias

Unicap lamenta perda de Jorge Cândido de Lima

Publicado Por: Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do professor Jorge Cândido de Lima. Ele completaria 85 anos no próximo dia 29 de agosto. Jorge trabalhou durante décadas na Unicap, passando por vários setores. Foi professor de Teologia e Sociologia do antigo Centro de Teologia e Ciências Humanas (atual Escola de Educação e Humanidades); assessor da coordenação de Pesquisa; chefe de gabinete da então Pró-reitoria de Pós-graduação e de Pesquisa da Universidade. Ainda no Ensino Superior, foi docente da Faculdade Esuda.

Antes de se aposentar, em 2016, ele fazia parque da equipe da Assessoria de Planejamento da Unicap (Asseplan). Poliglota, Jorge Cândido revisava e traduzia textos em inglês, português, francês, latim e italiano. Para além das competências profissionais, ele também chamava a atenção pelo seu jeito doce e gentil. Sempre sorridente, cumprimentava um a um diariamente.

Ele nasceu em 1936 em Mossoró, Rio Grande do Norte. Em 1951 ingressou na Escola Apostólica da Várzea dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (S.C.J), aqui no Recife, onde fez o Curso de Humanidade, o equivalente ao atual ensino médio. Entre os anos de 1955 e 1957, entrou no Noviciado do Sagrado Coração de Jesus, em Água Preta (PE), onde fez os chamados votos simples e provisórios e emendou os estudos em Filosofia no Seminário Cristo Rei do próprio S.C.J. Entre 1959 e 1960, a sua primeira experiência como docente: foi professor de Latim e Religião na Escola Apóstólica do S.C.J.

Na década de 1960, ele concluiu o curso de Teologia e foi ordenado padre no Seminário Cristo Rei, em Camaragibe. “Mas, o nosso grande Jorge, daria, ainda, voos mais longos e importantes e em 1967 concluiu os mestrados em Sociologia da Religião e Sociologia da Família, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma”, destaca o amigo dele Cezar Cerqueira. Ainda em 1967, Jorge começou a especialização em Sociologia da Indústria, no Centro de Estudos Universitários de Madri, mas que não chegou a concluir.

Na sua volta ao Brasil, o “inquieto” Jorge Cândido foi aprovado no curso de Letras da Unicap. Foi o que impulsionou sua carreira como professor de várias escolas do ensino médio da capital pernambucana entre eles o antigo Radier, Colégio Estadual Professor Alfredo Freire; além de coordenador pedagógico do Salesiano e diretor-presidente do antigo Colégio São João.

“Sempre ligado à área da Educação, Jorge teve experiências também fora das salas de aula, atuando na Secretaria de Educação da Cidade do Recife como Presidente do Conselho Municipal de Educação nas gestões de Antônio Farias, Ariano Suassuna, Gustavo Krause e Edson Neves. Na Fundação Guararapes foi diretor técnico”, conta Cezar.

Ainda como relata o amigo Cezar Cerqueira, os dois estavam desenvolvendo um projeto de lançar um livro sobre os jardins da Unicap. “Realizar sonhos, talvez seja o Grande Sonho de qualquer Ser Humano. Este livro é a materialização de um sonho de um grupo de pessoas, ligadas à querida Universidade Católica de Pernambuco, capitaneadas pelo nosso Sonhador-Mor e Organizador deste livro, o Grande Professor e Pesquisador Jorge Cândido de Lima que, do alto dos seus muito bem vividos 84 anos, ainda encontra fôlego e resistência para Sonhar e Realizar uma Obra como esta, executada por tantas diferentes mãos”, diz um trecho da orelha do livro ainda a ser lançado.

O corpo dele foi cremado no cemitério Jardim Metropolitano, no bairro de Águas Compridas, em Olinda.

Visualizações:
1567
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...