Unicap lamenta perda de Valdelusa D`Arce - Unicap

Título Notícias

Unicap lamenta perda de Valdelusa D`Arce

Publicado Por: Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do curso de Jornalismo, lamenta profundamente o falecimento da ex-professora e jornalista Valdelusa D`Arce. Aos 81 anos, ela partiu na manhã deste domingo (11) depois de passar semanas internada em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na Universidade, Valdelusa (de azul na foto) atuou como docente por mais de 28 anos, sendo professora de gerações de jornalistas e relações públicas formados pela Unicap, inclusive de vários que hoje fazem parte do corpo docente. Ela foi chefe do então Departamento de Comunicação Social cumprindo dois mandatos entre 1978 e 1982. Foi também por muito tempo responsável pela Hemeroteca do curso de Jornalismo.  

A partida comoveu parentes, amigos e vários profissionais que foram alunos dela. O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) publicou uma nota oficial. “Ao lado de Lúcia Noya, Salett Tauk, Vera Ferraz, Teresa Cunha, Carlos Benevides, Celso Marconi, Neide Mendonça, Isaltino Bezerra, entre muitos outros, formou um dos melhores grupos de jornalistas/ professores (as), com ética, responsabilidade e comprometido com a verdade”, diz um trecho do documento.

Nas redes sociais, as manifestações de carinho e de saudade pela partida de Val, como era chamada por muitos, chamou a atenção. Uma de suas melhores amigas, a jornalista Lêda Rivas, que trabalhou anos com ela no Diario de Pernambuco, publicou no Facebook: “Tinha que ser num domingo, não é Val? Dia de sol, de praia e de umas geladas, em Itamaracá, sua terra do coração, onde o inverno se disfarça em cores e cirandas e onde você plantou, como sonhava, seu refúgio, seu porto seguro. Determinada e detalhista, tinha mesmo que escolher o momento de partir”.

O curso de Jornalismo da Unicap também manifestou pesar pela partida de Valdelusa (de rosa na foto). “Com ela aprendemos passos importantes para o exercício dessa profissão que tanto amamos. Antigos alunos e, depois, colegas e amigos nunca a esquecerão. Os novos não a conheceram pessoalmente, mas certamente, a adorariam. Vai em paz, darling”, diz a postagem no perfil do Instagram.    

Valdelusa D`Arce trabalhou cerca de 30 anos no Diario de Pernambuco, passando em várias editorias, com destaque para a Editoria Viver. O ex-aluno e colega dela durante os anos 1980 e 1990 no jornal, Magno Martins, publicou em seu blog: “Texto impecável, chefe durona, professora exigente, mas justa, Val fez história no jornalismo pernambucano. Nunca quis tentar a sorte no plano nacional. Era muito apegada à cultura regional, gostava de festas, principalmente Carnaval. Fará falta”, diz um trecho da postagem.

O sepultamento aconteceu no fim da tarde de ontem mesmo (11), no cemitério Parque das Flores, no Recife.


Reportagem: Daniel França - ex-aluno de Valdelusa D´Arce em 1999 

Visualizações:
5617
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...

LINGUA.png

Professoras e doutorandas do PPGCL participam de projeto de extensão em parceria com o curso de...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras em Inter(ação). A atividade foi...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras...