Ação envolvendo curso de Fisioterapia entrega cadeiras de rodas em Abreu e Lima - Unicap

Título Notícias

Ação envolvendo curso de Fisioterapia entrega cadeiras de rodas em Abreu e Lima

Publicado Por: André Amorim

Estudantes, ex-alunos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco participaram, nesta sexta-feira (25), de uma ação voluntária do projeto Rodas para o Mundo, desenvolvido pela Organização não Governamental (ONG) norte-americana Joni and Friends. A atividade foi realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

 

O projeto coleta cadeiras de rodas usadas em todos os 50 estados dos Estados Unidos e, em seguida, encaminha o material para ser restaurado em unidades prisionais do país. Os presidiários são treinados para restaurar as cadeiras e deixá-las prontas para uso. Nesta sexta-feira, foram entregues cinco cadeiras remanescentes da última ação realizada pelo grupo na RMR, em fevereiro de 2021. 

 

O curso de Fisioterapia da Unicap é parceiro do projeto desde 2019. No primeiro evento, cerca de 200 cadeiras de rodas foram entregues. Em fevereiro deste ano, 123 pessoas foram beneficiadas pelo projeto. “Recebemos treinamentos e participamos de reuniões com o grupo de fisioterapeutas de Curitiba, voluntárias desse projeto há mais tempo. Tudo ocorre no espaço da própria Assembléia de Deus, que é cedido para a ação, que também cedem voluntários que compõem a equipe de mecânicos, costureiros e apoio”, explica a coordenadora da graduação em Fisioterapia, a professora Cristiana Machado.  

Para Cristiana Machado, a ação contribui para a formação técnica dos estudantes, estimulando que os graduandos apliquem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas relacionadas ao cuidado da saúde de pessoas com deficiência. “Nesta ação eles desenvolvem um raciocínio aplicado e prático, além de serem desafiados a resolverem os “problemas” encontrados, ou seja, encontrar a cadeira de rodas adequada no meio de uma “multidão de outras cadeiras”, em seguida, identificar as necessidades, limitações, deformidades do beneficiado e “criar” junto aos mecânicos e costureiros almofadas para melhorar o assento, adaptações para o encosto ficar mais firme, elevar os apoios dos pés e dos braços. Tudo para que o paciente possa receber a cadeira mais confortável possível”, explica Cristiana Machado.
 
Para o estudante José Lucas de Souza Lima, do 8º período do curso de Fisioterapia da Unicap, participar desta iniciativa contribui tanto para o profissional quanto pessoal dos estudantes. “Esse projeto é mais um reflexo de como o curso pensa nessa parte mais humana, nessa parte de cuidado do paciente. Então, para mim, essa é uma experiência muito rica e engrandecedora para a nossa formação e também para o nosso crescimento pessoal”, diz. 

A coordenadora do curso de Fisioterapia fala também sobre o sentimento de poder contribuir para o bem-estar de outras pessoas. “Nesse projeto temos aprendido e crescido do ponto de vista técnico, mas nada supera o ganho no que diz respeito ao amor em forma de serviço. O nosso voluntariado nesse projeto ganha um sentido especial, e nos faz refletir o quanto ainda precisamos fazer para auxiliar as pessoas com alguma deficiência motora e/ou com mobilidade reduzida. Quando os alunos, após esse processo de transformação da cadeira de rodas até a sua entrega, veem os sorrisos das pessoas e as ouvem (ou seus cuidadores) dizerem que agora podem “ir e vir” com mais independência, eles vivenciam na prática a relevância de um trabalho bem feito e com amor. E o quanto a profissão que eles escolheram é relevante para a sociedade e para a inclusão social”, 

Confira outros depoimentos

“A experiência foi incrível, a gente conseguiu aprender muito e colocar em prática tudo o que a gente aprende na Unicap. Foi um momento único, muito rico e eu espero que a gente consiga fazer isso outras vezes para aprender sempre mais”. - Thayna Maria Praia Baratella, aluna do 10º período do curso de Fisioterapia. 

“Eu só tenho a agradecer pela oportunidade que surgiu. Eu estou desde o começo, desde 2019, e não me arrependo de ter participado deste projeto. Daqui para frente, eu gostaria de participar de outras ações como essa”. - Maria Auxiliadora Rolim, ex-aluna do curso de Fisioterapia.

“Foi muito boa a experiência, a gente conseguiu ajudar muitas pessoas. Foi muito interessante o processo que a gente teve com cada um que a gente entregou a cadeira de rodas. Espero participar outras vezes dessa ação”. - Jamile Souza, aluna do 10º período do curso de Fisioterapia.

"Enquanto aluna de Medicina, eu acho que sempre contribui bastante para a gente olhar para o lado humano das deficiências. A gente entende um pouco da rotina dos pacientes, do que eles precisam". - Thaís Albuquerque, aluna do 1º período do curso de Medicina.

“É uma troca. A gente oferece essa ação para eles (beneficiados), mas eles também oferecem muito carinho e muita atenção. Essa é uma experiência que  não é simplesmente uma ação de extensão, mas uma ação humanitária. Nós nos sentimos muito orgulhosas em participar mais uma vez desse evento”. - Cristiana Brito, professora do curso de Fisioterapia da Unicap. 

“Nós fomos muito bem recebidos na Assembleia de Deus, eles que oferecem o espaço e que trazem os voluntários responsáveis por receber os pacientes, as pessoas daqui da comunidade e de cidades próximas. Realmente é extremamente gratificante poder participar desta ação”. - Cláudia Fonseca, professora do curso de Fisioterapia da Unicap.

Visualizações:
1324
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...

LINGUA.png

Professoras e doutorandas do PPGCL participam de projeto de extensão em parceria com o curso de...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras em Inter(ação). A atividade foi...

Na última semana, os alunos do 3º período de Letras participaram da culminância do projeto interdisciplinar: Letras...