Biblioteca Central da Unicap disponibiliza a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife" - Unicap

Título Notícias

Biblioteca Central da Unicap disponibiliza a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife"

Publicado Por: Dell Souza

A Biblioteca Central da Unicap apresenta a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife: o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco”. A amostra foi criada como parte da programação do “Ano da consciência Negra na Unicap”, desenvolvido pelo Instituto Humanitas.

A iniciativa tenta reconstruir memórias afetivas e históricas com uma narrativa centrada em cinco temas: O Liceu, as Artes, os Ofícios, a Educação e as Pessoas. A exposição conta com 21 fotografias em preto e branco que foram coletadas dos arquivos do antigo Colégio Liceu de Artes e Oficio de Pernambuco com datas e autores desconhecidos.

“As fotos falam por si só, são registros do cotidiano e sem maiores pretensões acadêmicas. Porém, todas são carregadas de muita história e significado para aquela época e para os dias atuais. Então, todas as fotografias conseguem compor a exposição e explicam muito bem a subdivisão de nosso roteiro”, detalhou a diretora da Biblioteca Central da Unicap, Alba Rejane de Souza.

A ideia da exposição surgiu a partir do trabalho cotidiano de catalogação da biblioteca. Após receber as fotografias do colégio, a equipe de bibliotecários percebeu os traços comuns que corroborariam com a programação do “Ano da Consciência Negra da Unicap”. 


 

“A partir do trabalho de tratamento dessas fotografias foi que surgiu o primeiro interesse em criar uma exposição. Através do contato que tivemos com essas fotos  sabendo que existiam muitos negros nessa escola, então, chegamos à conclusão que precisávamos tirar dessa coleção essa temática do negro, afim de colaborar com o marco da consciência negra aqui na Universidade ”, explicou Pedro Manoel, bibliotecário.

Durante o tour virtual, na exposição “Fragmentos da História dos Negros em Recife”, os usuários poderão se reconectar com os mais variados aspectos de décadas passadas, desde dos detalhas arquitetônicos do prédio do Antigo Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco e seu entorno até tendência de moda, carros da época, entres entre outros traços de outrora.

De acordo com o bibliotecário, Tiago José, a ajuda da tecnologia foi um fator primordial para o sucesso da exposição.

“ A gente tentou fazer um site bem compacto que tivesse uma navegação boa com um layout simples, leve, mais confortável e que acompanhasse as características da época retratada na exposição. Procuramos dar às fotos a maior qualidade possível, por isso utilizamos um scanner bastante apropriado com a maior resolução disponível”, explicou Tiago.

 

A bibliotecária Ana Beatriz destacou a importância de manter a história viva na busca de uma reconstrução de uma sociedade pautada pelo “diálogo e o respeito”.

“Sabe quando a gente tem um evento muito antigo ou quando éramos crianças e alguém pergunta assim: o que você lembra da sua infância? Então, vai surgindo fragmentos de situações, de objeto, de pessoas. Esses fragmentos fazem com que as nossas histórias, do tempo de criança, sejam recontadas. A ideia do título dessa exposição é contar que o o movimento de educação que aconteceu no Liceu de Artes e ofícios de Pernambuco traz essa memória de liberdade, de vanguardismo, de um sistema educacional para pessoas em que foi negado tudo, todos os direitos e recontar essas histórias é trazer à cena a necessidade dessa reparação histórica, social e cultural, disse Beatriz.

A Exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife: o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco” está disponível na página da Biblioteca Central da Unicap até o dia 20 de junho e o acesso às fotografia é totalmente virtual.

Visualizações:
1294
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...