Programa de Pós-graduação em História promove palestra de pesquisadora polonesa em paleografia - Unicap

Título Notícias

Programa de Pós-graduação em História promove palestra de pesquisadora polonesa em paleografia

Publicado Por: Redação

Reportagem: Mariana Mota - estagiária de Jornalismo

Neste sábado (10), às 8h30, o programa de Pós-graduação em História da Unicap (PPGH) promoverá o evento Nos meandros da escrita colonial portuguesa – Guia Prático da Paleografia Portuguesa da Época Moderna, através do Google Meet.

Proporcionado pela Especialização em Gestão e Preservação do Patrimônio, o evento contará com a presença da Professora Agata Bloch, Mestre em Estudos Latino-Americanos na Universidade de Varsóvia – Polônia, e mediação do Professor da Unicap Dr. Alexandre Bittencourt L. Marques.

Segundo o professor Alexandre, devido à importância do tema, os coordenadores Tiago César e Helder Remígio decidiram que a palestra seria voltada também para os estudantes do Mestrado em História. “A Paleografia, enquanto técnica ou ciência, é imprescindível para aqueles investigadores que desejam usar documentos manuscritos, dos séculos XVI ao XIX, como fonte de pesquisa para a história do período colonial e imperial, por exemplo. Sendo assim, temos um momento importante que ampliará aos estudantes da pós-graduação maiores informações e experiências sobre o tema proposto”, afirma o professor.

O evento terá como temática principal a Paleografia Portuguesa, ou seja, a escrita antiga, que, de acordo com Alexandre, pode ser difícil de investigar. “Trabalhar com manuscritos dos séculos citados não é uma tarefa fácil. O investigador precisa ter paciência e atenção, bem como, no mínimo, noções básicas das técnicas de leitura e transcrição paleográfica”, relata o professor.

Segundo o responsável pela mediação do evento, a palestra pode mudar o olhar dos alunos sobre a Paleografia.Esperamos que os estudantes, principalmente aqueles que, porventura tenham aversão à leitura de manuscritos antigos, passem a ver com bons olhos esse fascinante mundo da Paleografia”, declara Alexandre.

Para o professor, o evento também pode aproximar as Universidades Católica e de Varsóvia. “Pretendemos possibilitar o estreitamento dos laços acadêmicos entre as duas universidades (Católica e Varsóvia), na medida em que a referida instituição polonesa possui docentes e discentes interessados e atuantes na pesquisa da história e cultura do Brasil”, afirma Alexandre.

A palestra irá contar com a ilustre presença da professora Agata Bloch, doutora polonesa que leciona no Departamento de Estudos Brasileiros/Instituto de Estudos Ibérico e Ibero-americano da Universidade de Varsóvia. Como adentrou nas técnicas da Paleografia Portuguesa para desenvolver sua pesquisa, a professora será presença imperdível no evento.

Para assistir à palestra, os estudantes de PPGH da Unicap receberão, nos próximos dias, um link exclusivo e poderão acompanhar o evento de forma online.


Foto da capa: UFBA

Visualizações:
3019
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...

thumbnail_image.png

Cine Unicap apresenta: Priscilla, a Rainha do Deserto

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy...

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag...

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.46.11 (1).jpeg

AMICA no caminho sociocultural

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem inesquecível à Paraíba histórica: Areia e...

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem...