Alunos graduados em Fonoaudiologia pela Unicap são aprovados em residências em saúde - Unicap

Título Notícias

Alunos graduados em Fonoaudiologia pela Unicap são aprovados em residências em saúde

Publicado Por: André Amorim

Concluir um curso de graduação é uma conquista bastante celebrada pelos estudantes, depois de anos de estudo e dedicação. Para muitos, esse é o momento de ingressar no mercado de trabalho e dar início ao ciclo profissional. Outros, no entanto, decidem continuar estudando e buscam uma forma de especializar-se na área de trabalho na qual desejam atuar. É o caso de quatro estudantes do curso de Fonoaudiologia da Unicap que, após concluírem o curso nos últimos dois anos, foram aprovados em programas de residência multiprofissional e em área profissional de saúde oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES).

Thiago Rubens da Silva, formado em 2019, foi aprovado em 1º lugar no programa de residência multiprofissional em saúde da família de Jaboatão dos Guararapes. "Estou muito satisfeito e feliz pela classificação. Foi um resultado alcançado com muita dedicação e esforço", diz. Ele destaca o papel da Unicap durante a sua formação profissional e para conseguir a aprovação no concurso da SES. "A graduação foi importante na aquisição de conhecimento para a minha formação profissional e pessoal, promovendo um olhar humanizado e acolhedor com o outro. Além disso, a vivência no campus possibilitou oportunidades de participar de pesquisas e grupos de extensões que tiveram um peso significativo no meu currículo", ressalta Tiago.

A fonoaudióloga Alexsandra Aderita da Silva, graduada no 2º semestre de 2019, foi aprovada no programa de residência multiprofissional de interiorização de atenção à saúde no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. "É um sentimento de realização pessoal, ver que todo esforço e dedicação valeu a pena, e contribuirá de forma significativa para um crescimento profissional", diz. Para a profissional, a formação oferecida pela Unicap foi um diferencial importante para conseguir iniciar essa nova etapa profissional. "A formação na Unicap foi a base para essa conquista. O aprendizado acadêmico nos deixa preparados para  participar de qualquer processo  seletivo, assim como também capacitados e prontos para atuar no mercado de trabalho", conclui.

O ex-aluno Pablo Vinícius do Nascimento Pinto, formado no último semestre de 2020, foi aprovado no programa de residência multiprofissional em saúde do idoso do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). "São tantos sentimentos que chega a ser difícil escolher apenas um, mas o que melhor descreve a sensação de ser aprovado é o de gratidão", diz. Ele ressalta o papel do corpo docente ao comentar a aprovação. "Os professores nos estimulavam a pensar em coletivo, ou entrelaçando as áreas da fonoaudiologia e outras ciências da saúde e educação", comenta.

Além desses três ex-alunos, a fonoaudióloga Rute Brito do Espírito Santo foi aprovada no programa de residência multiprofissional em saúde da família do Imip.

O resultado obtido pelos alunos egressos do curso de Fonoaudiologia foi celebrado pela coordenadora do curso, a professora Maria da Conceição Silveira. Ela também pontua o trabalho realizado pelos professores da graduação como um dos fatores que contribuíram para essas aprovações. "Nós percebemos que houve um comprometimento e responsabilidade dos professores na formação desses estudantes. Sair para participar de um concurso tão disputado e ter quatro alunos aprovados, entre eles um em 1º lugar e outro em 3º, esse é o reconhecimento de um trabalho realizado", diz.

O curso de Fonoaudiologia da Unicap é um dos mais tradicionais do Brasil e o primeiro do Norte e Nordeste. O estudante tem a oportunidade de aprender, desde o 1º período, com disciplinas teóricas e práticas realizadas em laboratórios e na clínica-escola. "Nosso curso tem muita tradição. Formamos a maioria dos profissionais que hoje atuam em cargos de professores, com mestrado, doutorado, na direção de clínicas e trabalhando em hospitais. Para nós, é uma alegria muito grande esse resultado", destaca Conceição Silveira.

Visualizações:
1793
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela de 2024-04-23 09-42-11.png

UNICAP abre seleção para Tutor Virtual (Edital 2024/02)

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. A vaga é para atuação no Polo Sede...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. ...

Seresta para maes.jpeg

Seresta para as mães da UNICAP

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...