Coordenação Geral de Pesquisa - CGPQ

Descrição

Sobre a Pesquisa na Unicap

A pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco, associada às atividades de ensino e extensão, tem como objetivo a criação, a produção, o desenvolvimento e difusão do conhecimento nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Cultura e da Arte.

O desenvolvimento, o funcionamento e a fiscalização das atividades de Pesquisa são responsabilidades da Coordenação Geral de Pesquisa – CGPQ, setor subordinado à Pró-reitoria Acadêmica. Ela conta com o apoio de três órgãos colegiados, cuja composição, atribuições e funcionamento se encontram disciplinados em suas respectivas Portarias:

  • Comitê de Ética em Pesquisa – CEP
  • Comitê Científico de Pesquisa – CCP
  • Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa – CCIP

A implantação da Coordenação Geral de Pesquisa, em maio de 2003, e a aprovação da proposta de Regulamentação de Projeto de Pesquisa, encaminhado pelo Comitê Científico em Pesquisa, aprovado em março de 2004 pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, favoreceram a estruturação de um banco de dados das pesquisas efetivadas pela UNICAP, bem como o cadastramento de grupos de pesquisas no CNPq. Até 2005, a UNICAP tinha 240 projetos cadastrados. De 2006 a 2010, ela cadastrou 346 projetos de pesquisa, distribuídos nas sete áreas de conhecimento do CNPq. Em cinco anos, a UNICAP duplicou os recursos externos recebidos para pesquisa e triplicou a participação de pesquisadores nesse processo.

Desde o princípio, a CGPQ se preocupa em assistir os Grupos de Pesquisa, através da promoção periódica de reuniões, debates e palestras com líderes e integrantes dos Grupos de Pesquisa certificados pela UNICAP no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq no intuito de ajustá-los aos critérios de avaliação do CNPq e a favorecer o processo de consolidação. A situação atual é de 31 Grupos de Pesquisas, certificados no CNPq, dos quais, de acordo com censo do Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq, realizado em 2008,  09 são da área de Ciências Sociais, 05 são da área de Ciências Humanas, 04 são da área de Ciências da Saúde, 03 são da área de Ciênccias Biológicas, 03 são da área de Ciências Exatas e 01 é da área de Engenharia. A CGPQ conta, também, com o apoio da Biblioteca Central na orientação de Preenchimento do Currículo na Plataforma Lattes do CNPq e no ajuste às Normas ABNT na referenciação de trabalhos científicos.

O Programa PIBIC UNICAP disponibiliza, anualmente, 140 bolsas e em face do seu desempenho, a partir de 2003, a Diretoria Executiva do CNPq aprovou a inclusão da UNICAP no PIBIC CNPq, com uma cota de 40 bolsas. Isso significa que, até 2017, já foram concedidas 3.848 bolsas PIBIC. Anualmente, promovemos a Jornada de Iniciação Científica .

Equipe

Coordenador

Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior

Assessora

Profª. Dra. Marina de Lima Neves Barros

Secretaria

Fernanda Suely Pontes Costa (PIBIC)

Roberto José da Silva (PIBIC)

Sarah Andréa da Silva (CGPQ)

Contato

Contatos

Objetivo

  • Apoiar os professores / pesquisadores da Unicap na elaboração, montagem e estruturação de Projetos de Pesquisa para concorrer a Editais de Órgãos de Fomentos de modo a atender as
    exigências específicas de cada agência financiadora.e

Comitê Científico de Pesquisa(CCP)

O Comitê Científico de Pesquisa da UNICAP (CCP UNICAP), instituído pela Resolução nº 004/2003, da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do CONSEPE é um colegiado de apoio científico e acadêmico da Coordenação Geral de Pesquisa que tem como funções o assessoramento e a assistência técnico-científica na avaliação de Projetos de Pesquisa dos professores / pesquisadores.

Saiba mais[+]

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP é uma instância colegiada da Universidade Católica de Pernambuco para emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas, vinculada a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP e tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos. Ao CEP UNICAP repeitadas as normas estatutárias, tem por objeto orientar, analisar, revisar, autorizar, acompanhar e fiscalizar a realização das pesquisar que envolvem, direta ou indiretamente, seres humanos, com base em princípios éticos, desempenhando papel consultivo e educativo na reflexão em torno da ética na Ciência.

Saiba mais[+]

Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa (CCIP)

O Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa – CCIP da Universidade Católica de Pernambuco, foi instituído através da Portaria nº 096/2005 da Reitoria, de 06 de junho de 2005, para que as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC tivessem uma formatação condizente com os objetivos do programa e com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNICAP.

O Comitê tem funções de analisar e emitir parecer sobre solicitações de voluntariado e de bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo PIBIC da UNICAP e pelas Agências de Fomento, consoante com as normas estabelecidas em Editais e pelas Resoluções Normativas nºs 015/2004 e 017/2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O CCIP, no sentido de incentivar a busca de conhecimento programou, a partir de 2005, inúmeras atividades envolvendo Palestras e Seminários mensais com temáticas em diferentes Áreas do Conhecimento, e Oficinas de treinamento para formatação dos trabalhos dos alunos IC.

Saiba mais[+]


Calendário de Pesquisa

Reunião Anual 2019: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]

PRAZOS: Projetos de Pesquisa e Relatórios CLIQUE AQUI[+]

Cronograma do PIBIC: Exercícios 2017 / 2018 e 2018 / 2019 CLIQUE AQUI[+]

Reuniões Anuais Anteriores CCP/CEP/CCIP 
2018: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2017: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2016: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2015: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2014: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2013: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]
2012: CCP / CEP / CCIP CLIQUE AQUI[+]


Fóruns de Pesquisa
 

1º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2003 [+]

2º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2004 [+]

3º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2005 [+]

4º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2006 [+]

5º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2007 [+]

6º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2008 [+]

7º FÓRUM DE GRUPOS DE PESQUISA, 2009 [+]