Católica Business School | Direito Ambiental e Direitos da Natureza: diálogos para a salvaguarda climática - Unicap

DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS DA NATUREZA: DIÁLOGOS PARA A SALVAGUARDA CLIMÁTICA

Carga horária: 30h

Período: 05 de novembro a 03 de dezembro.
 

Investimento: R$600,00 (2x de R$300,00)

Ementa: Uma das mais expressivas manifestações da América Latina nas últimas décadas os Direitos da Natureza surgem de contextos jurídicos, avançando por dimensões econômicas, sociais, culturais, a fim de ofertar uma alternativa ao atual cenário de emergência climática que afeta o Planeta. Este curso trará em detalhes os fundamentos, principais legislações, estudos de caso dos Direitos da Natureza no Brasil e no mundo, colocando-o também em diálogo e correlação com o conhecido Direito Ambiental que vigora atualmente, buscando assim uma superação da visão antropocêntrica e um alargamento de nossas compreensões sobre dignidade.

ALÉM DE ADICIONAR QUALIDADE AO SEU CURRÍCULO, O CURSO DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS DA NATUREZA: DIÁLOGOS PARA A SALVAGUARDA CLIMÁTICA OFERECE TODA A EXPERIÊNCIA DE MERCADO DO SEU CORPO DOCENTE.

Generic placeholder image
Johny Giffoni
Defensor Público do Estado do Pará desde 2011, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É Mestre em Direitos Humanos (Direito Socioambiental) e está atualmente doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Com vasta experiência em áreas como Direito Constitucional, Direitos socioambientais de comunidades tradicionais, e Direito da Criança e do Adolescente, destacou-se por sua atuação na defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade frente a projetos desenvolvimentistas no Estado do Pará. Exerceu papel fundamental no Núcleo de Direitos Humanos e Ações Estratégicas da Defensoria Pública do Estado do Pará de julho de 2016 a dezembro de 2018. Além disso, é membro de diversas instituições e associações, demonstrando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e ambientais. Atualmente, integra o Núcleo de Família da Capital e foi membro eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará de 2018 a 2020.
Generic placeholder image
Luiz Felipe Barboza Lacerda
Psicólogo pós-graduado em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-brasileira de Transpessoal, mestre e doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (Port). Docente da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador da Cátedra Laudato Si de Ecologia Integral e Justiça Socioambiental (UNICAP). Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa: Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA), pesquisador do grupo de pesquisa Transdisciplinaridade, Ecologia Integral e Justiça Socioambiental (UNISINOS) e Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida - OLMA. Gestor do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da América Latina e Caribe, integrante do Eixo Justiça Socioambiental e Bem Viver da Rede Eclesial Pan- amazônica (REPAM Brasil) e animador Laudato Si pelo Movimento Católico Global pelo Clima.
Generic placeholder image
Manoel Moraes
Advogado e Doutor em Direito, com ampla experiência em direitos humanos, mediação de conflitos e advocacia internacional. Atua como Professor Assistente II na UNICAP e é Titular da Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Sua formação inclui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Ciência Política e doutorado em Direito. Possui vasta experiência profissional em direitos humanos, incluindo coordenação de programas, assessoria a organizações sociais e participação em conselhos nacionais. É autor de diversas publicações em direitos humanos e participa ativamente de institutos jurídicos e grupos de pesquisa.