Publicado Por: Alessandro Douglas

No programa TV Direitos Humanos (TVDH), deste sábado, 23, às 20h, na TV Pernambuco (Canal 46 em Recife), vamos falar sobre a “Novas configurações familiares”.

A ideia de família baseada exclusivamente numa composição formada por um homem, uma mulher e filhos não é mais assim. Pais se separam e formam novos casais, sejam homoafetivos ou homoparentais. Há ainda as famílias substitutas ou adotivas, família transparental ou coparental. Os dados mostram que, há quase vinte anos, a família tradicional como conhecemos já não predomina mais no Brasil e outras configurações surgiram tornando mais plural e complexo esse tema.
Apresentado pelo jornalista e cientista político Juliano Domingues, o TVDH recebe Maria Rita Holanda, professora e pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. O programa conta também com a análise de Manoel Moraes, advogado e cientista político. Na reportagem de abertura, Micael Morais conta uma história que retrata bem o quanto ainda há de resistência na sociedade quando falamos sobre esse assunto. No quadro fala povo, Álvaro Torres quer saber: pra você, existe um modelo ideal de família? No Educar para os direitos humanos Elaine Oliveira traz uma pergunta de quem nos assiste para que os nossos convidados respondam.

O TVDH é um projeto da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelos estudantes do Projeto de Extensão EducomDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap, numa parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação. A produção é de Deborah Amanda. A direção do programa é da jornalista Andrea Trigueiro.

 

Visualizações:
55
Compartilhar