Publicado Por: Alessandro Douglas

Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação

Autor corporativo: International Commission on the Futures of Education

ISBN: 978-65-86603-22-4, 978-65-86603-23-1

Brasília: UNESCO, 2022; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022

Nossa humanidade e o planeta Terra estão ameaçados. A pandemia da COVID-19 serviu apenas para provar nossa fragilidade e nossa interconectividade. Agora, ações urgentes, tomadas em conjunto, são necessárias para alterar o curso e reimaginar nosso futuro. Este relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação reconhece o poder da educação para provocar mudanças profundas. Enfrentamos um duplo desafio, de cumprir a promessa de garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos, e realizar o potencial transformador da educação de forma plena, como um caminho para futuros coletivos sustentáveis. Para fazer isso, precisamos de um novo contrato social para a educação, o qual possa reparar as injustiças ao mesmo tempo em que transforma o futuro. Este novo contrato social deve ser fundamentado nos direitos humanos e nos princípios de não discriminação, justiça social, respeito à vida, dignidade humana e diversidade cultural. Deve abranger uma ética de cuidado, reciprocidade e solidariedade. Deve fortalecer a educação como um empreendimento público e um bem comum. Este relatório, que foi elaborado há dois anos e teve como base um processo de consulta global que envolveu cerca de 1 milhão de pessoas, convida governos, instituições, organizações e cidadãos de todo o mundo a forjar um novo contrato social para a educação, o qual nos ajude a construir um futuro sustentável para todos. As visões, os princípios e as propostas nele apresentados são apenas um ponto de partida. Traduzi-los e contextualizá-los é um esforço coletivo. Muitos pontos brilhantes já existem, e este relatório tenta captá-los e construir a partir deles. Não é um manual nem um projeto, mas a abertura de uma conversa essencial

Consulte a Biblioteca Digital da UNESCO

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