Rede Solidária em Defesa da Vida reforça campanha da fila única do SUS no país - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Rede Solidária em Defesa da Vida reforça campanha da fila única do SUS no país

Rede Solidária em Defesa da Vida reforça campanha da fila única do SUS no país
O novo coronavírus escancarou a triste realidade da rede pública de saúde brasileira, representada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que já sofria os impactos da falta de investimentos antes do advento da Covid-19. Para minimizar a sobrecarga da rede e garantir o acesso de toda população vítima da pandemia, a Rede Solidária em Defesa da Vida, grupo liderado pelo trabalho coletivo do curso de graduação em Medicina e a Cátedra Unesco Dom Helder Camara, ambos da Unicap, com o apoio de organismos da sociedade civil, iniciou uma mobilização em torno da fila única no acesso às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aos pacientes que necessitem de leitos de internação.
A mobilização tem o objetivo de garantir que toda a população, sem distinção social, tenha acesso aos leitos – sejam eles públicos ou da rede privada –, fazendo valer um direito já previsto na legislação brasileira. Batizada de Vidas Iguais, a campanha se junta aos esforços de grupos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para pressionar o Poder Público e salvar vidas. “Em Pernambuco, independentemente da Covid-19, já não tínhamos leitos de UTI. A questão é criarmos uma central de regulação que envolva os leitos privados porque os públicos já estão disponíveis”, explica o coordenador da Cátedra Dom Helder Camara, o professor Manoel Moraes, que também integra a rede.
“A campanha é para que todos os leitos dedicados à Covid-19 estejam disponíveis nessa central de regulação. Isso não incluiria as outras estruturas dos hospitais privados, que mantém espaços nas suas unidades para o tratamento de outras patologias e casos de emergência distintos”, completou. Segundo ele, caso a central seja criada pelo Poder Público – leia-se os governos – o profissional da saúde do hospital privado, médico ou enfermeiro, por exemplo, pode ser requisitado para atender também os pacientes que vierem do SUS. “Mas para que isso exista é preciso ter uma central de regulação que faça esse meio termo. Como você organiza essa fila? Não é somente uma fila, é uma política pública que precisa ser instalada numa situação de emergência que nós estamos vivendo”.
Manoel Moraes é coordenador da Cátedra Dom Helder Câmara
O entendimento do grupo que defende a campanha da fila única - que tem o apoio de mais de 80 organizações em todo o país - sobressai ao leito de UTI. Envolve, por exemplo, além da disponibilidade de profissionais da rede privada de saúde, questões como o apoio e o trabalho conjunto para realização de testes para descoberta de novos casos de infectados, possibilitando o tratamento e isolamento dos casos indicados.
“A nossa legislação é totalmente garantidora do acesso à saúde, e, para que isso fosse colocado em prática nessa crise, surgiram movimentos paralelos. Um no Rio e outro em São Paulo. A união de todos fez surgir uma campanha unificada com os movimentos de Recife com os dois estados, criando um movimento nacional. A gente manteve o nome, A Vida Vale Mais, a ideia não foi tirar os nomes originários das campanhas que deram origem, mas agora é uma campanha nacional”, relata Manoel.
De fato, a campanha surge no momento de crescimento dos casos em Pernambuco e no Brasil e de relatos na imprensa de pacientes que não estão conseguindo o atendimento em tempo hábil. O Governo de Pernambuco já deu um passo em virtude dessa mobilização, publicando portaria, no início de maio, obrigando todos os hospitais das redes públicas e privadas a fornecerem à Central Estadual de Regulação informações sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, enfermaria, apartamentos e a quantidade de ventiladores pulmonares livres. Até esta quarta-feira (03/06) foram confirmados 955 novos casos de Covid-19 e 79 mortes, totalizando 36,463 infectados e 3.012 mortos nas estatísticas oficiais.
Esforços em conjunto – Além da Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos e o curso de Medicina, a Rede Solidária em Defesa da Vida conta com o apoio de ativistas, advogados, pesquisadores de outras universidades e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública de Pernambuco. Essa união conseguiu produzir, até o momento, seis documentos, que tratam da Covid-19 sob a ótica dos Direitos Humanos. Já foram publicados documentos, por exemplo, dedicados ao lockdown (termo em inglês usado para o isolamento social mais duro), aos prefeitos e aos cuidados da população de rua.
“A gente tem conseguido ampliar a rede com vários organismos nacionais e internacionais, a própria Unesco, além da Organização dos Estados Americanos (OEA), já reconhecem a contribuição da rede”, pontua Manoel Moraes, destacando que o grupo já manteve audiências e reuniões com o Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Ministério Público e com a Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Estamos criando esse ambiente de contribuição, não na perspectiva governamental, mas numa perspectiva acadêmica, universitária, não restringindo à contribuição que não só fosse da universidade, que tivesse uma visão mais ampla também dos profissionais da saúde”.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Documentário: Atrás da Porta
28 de novembro - 18h30 - auditório G1
28 de novembro - 18h30 - auditório G1

PPGPSI - Edital para Bolsa de Doutorado Sanduíche
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para Bolsas de Doutorado Sanduíche. Edital (Clicar aqui)
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para Bolsas de Doutorado Sanduíche. Edital...

2º Encontro de Pesquisa Filosófica em Ética e Linguagem
Programação das Sessões de Comunicação e Roda de Conversa 29 e 30 de novembro de 2023 UNICAP - Bloco G4 - Sala 004 (térreo) Primeiro dia: 9h -...
Programação das Sessões de Comunicação e Roda de Conversa 29 e 30 de novembro de 2023 UNICAP - Bloco G4 - Sala 004...

Votação Concurso SOS Oceanos
De 23 a 28 de novembro, estão abertas as votações para as fotografias inscritas no concurso fotográfico SOS Oceanos. A...
De 23 a 28 de novembro, estão abertas as votações para as fotografias inscritas no concurso fotográfico SOS Oceanos....