Projeto do curso de Medicina da Unicap é finalista em prêmio internacional - Unicap

Título Notícias

null Projeto do curso de Medicina da Unicap é finalista em prêmio internacional

Publicado Por: André Amorim

A Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfc) do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) ficou entre os finalistas do prêmio Universitate Award 2022. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (29). O projeto ficou entre os 15 finalistas do concurso, depois de concorrer com mais de 90 iniciativas de universidades da América Latina e Caribe. 

A Lamfc decidiu participar do concurso depois de um convite feito pela Coordenação de Extensão da Unicap. "Eles receberam a documentação falando sobre a premiação que envolvia diversas universidades do mundo todo, com trabalhos sobre serviço comunitário. Apesar do pouco tempo, nós corremos atrás da documentação e nos sentimos bastante motivados em compartilhar um pouco da nossa experiência", conta Taciana Moraes, presidente e uma das fundadoras da Lamfc.

O resultado foi bastante comemorado pelos membros da Lamfc. "Não só por representar a Lamfc, mas, também, por representar toda a Unicap", diz Taciana Moraes. "Durante o dia, a gente foi sendo parabenizado pelos nossos professores e orientadores. Fomos homenageados também pelo coordenador do curso de Medicina, professor Tiago Feitosa, pelo Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, e pelo diretor da Escola de Saúde e Ciências da Vida, Vital Cunha", complementa.

"A menção honrosa foi o reconhecimento de um trabalho coletivo da Lamfc. Todos nós ficamos muito felizes. Os alunos da liga foram extremamente dedicados e incansáveis nas ações educativas, de pesquisa e assistenciais desenvolvidas na atenção básica. Os problemas de saúde das comunidades e as lutas populares se tornaram objeto da Lamfc. Foi também o reconhecimento do trabalho comunitário da Unicap. Uma grande vitória!", afirma um dos orientadores do projeto, o professor Alexandre Beltrão.

"Recebemos com muita alegria a notícia. Estamos muito orgulhosos da Lamfc da Católica. Ela representa o que tem sido muito bem sucedido, que é o conjunto de ações e projetos de extensão que existem a partir do curso de Medicina. Isso deixa claro também o perfil que o nosso curso tem, que é o de valorização da atenção básica em saúde, valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da integração com as comunidades. E é esse o trabalho que a Lamfc faz. A partir de onde as pessoas vivem, nós exercemos uma medicina de qualidade, conectada a realidade delas", diz Tiago Feitosa, coordenador do curso de Medicina da Unicap.

De acordo com a presidente da Lamfc, a premiação trouxe dois sentimentos ao grupo. "A sensação é de fechar com chave de ouro, uma vez que eu, por exemplo, estou no projeto há três anos e agora estou finalizando esse ciclo para a entrada de um novo grupo. E também de motivação para que a próxima equipe possa dar continuidade e espalhe cada vez mais os ideais da Lamfc", diz Taciana. 

Sobre a Lamfc

A Lamfc foi criada em 2019 e tem três professores orientadores - Tereza Leal, Alexandre Beltrão e Suzane Brust - além de dois professores parceiros - Carlos Eduardo Melo e Vagner Belmont. O objetivo da liga é que os membros sejam inseridos no cenário de práticas da atenção básica do  SUS, além de participar de simpósios, palestras, cursos e vivências capazes de expandir o conhecimento do aluno sobre medicina de família e comunidade. 

Atualmente, 14 ligantes fazem parte da Lamfc, incluindo estudantes do curso de Medicina da Unicap e de outras instituições de ensino. Os campos de prática do projeto são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de de Bonsucesso, Peixinhos e Jardim Brasil II, em Olinda, além de uma policlínica no Recife.

"Nós seguimos o tripé da Unicap, que é Ensino, Pesquisa e Extensão. No Ensino, temos as nossas formações semanais, nossas aulas abertas e simpósios. Na Extensão, atuamos bastante através de ações comunitárias, seja indo a uma escola, juntando um grupo para debater na própria comunidade ou na UBS. Estamos sempre buscando fazer ações de educação em saúde com a comunidade. Na parte de Pesquisa sempre nos atualizamos, buscamos formações e congressos nacionais e internacionais para divulgar a Lamfc e aprender sempre mais", destaca Taciana Moraes. 

Processo seletivo

A Lamfc está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto para o próximo processo seletivo. No dia 17 de agosto será realizado o Simpósio "Medicina da Família e Comunidade: temáticas que todo generalista precisa saber", a partir das 19h, no Auditório G1, no 1º andar do Bloco G. A prova será realizada no dia 20 de agosto, a partir das 8h. Podem participar estudantes do 2º ao 7º período do curso de Medicina da Unicap e de outras instituições. Outras informações no perfil da Lamfc do Instagram - @lamfc.unicap.

"Eu vejo um diferencial na Lamfc, uma vez que ela abrange a atenção básica e um pouco de tudo. Tem saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do homem, saúde do idoso. Numa prática nós podemos ter casos que envolvem dermatologia, endocrinologia, infectologia, então é sempre muito amplo e enriquecedor", finaliza Taciana.

Visualizações:
345
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Abertura dia 09.08 copiar (1).jpg

Encontro com a Fotografia - É hoje!!

Programação imperdível e totalmente gratuita. Você vai perder??

Programação imperdível e totalmente gratuita. Você vai perder??

8845677384328156458.jpg

Colação de Grau Presencial 2022-1

05 de setembro de 2022 - Teatro Guararapes Concluintes Unicap 2022.1, confiram data, local e horário da cerimônia de colação de grau. Aguardem...

05 de setembro de 2022 - Teatro Guararapes Concluintes Unicap 2022.1, confiram data, local e horário da...

WhatsApp Image 2022-08-09 at 14.25.17.jpeg

Conferência - Se um discurso pode ser sem palavra(s), pode ser sem voz?

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem convida para a Conferência: Se um discurso pode ser sem palavra(s), pode ser sem voz?, com o Prof. Dr....

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem convida para a Conferência: Se um discurso pode ser sem...

capa tvdh.jpg

TVDH COM NOVA PROGRAMAÇÃO NA TVPE EM AGOSTO 2022