Programa de Pós-graduação em História promove palestra de pesquisadora polonesa em paleografia - Unicap

Título Notícias

null Programa de Pós-graduação em História promove palestra de pesquisadora polonesa em paleografia

Publicado Por: Redação

Reportagem: Mariana Mota - estagiária de Jornalismo

Neste sábado (10), às 8h30, o programa de Pós-graduação em História da Unicap (PPGH) promoverá o evento Nos meandros da escrita colonial portuguesa – Guia Prático da Paleografia Portuguesa da Época Moderna, através do Google Meet.

Proporcionado pela Especialização em Gestão e Preservação do Patrimônio, o evento contará com a presença da Professora Agata Bloch, Mestre em Estudos Latino-Americanos na Universidade de Varsóvia – Polônia, e mediação do Professor da Unicap Dr. Alexandre Bittencourt L. Marques.

Segundo o professor Alexandre, devido à importância do tema, os coordenadores Tiago César e Helder Remígio decidiram que a palestra seria voltada também para os estudantes do Mestrado em História. “A Paleografia, enquanto técnica ou ciência, é imprescindível para aqueles investigadores que desejam usar documentos manuscritos, dos séculos XVI ao XIX, como fonte de pesquisa para a história do período colonial e imperial, por exemplo. Sendo assim, temos um momento importante que ampliará aos estudantes da pós-graduação maiores informações e experiências sobre o tema proposto”, afirma o professor.

O evento terá como temática principal a Paleografia Portuguesa, ou seja, a escrita antiga, que, de acordo com Alexandre, pode ser difícil de investigar. “Trabalhar com manuscritos dos séculos citados não é uma tarefa fácil. O investigador precisa ter paciência e atenção, bem como, no mínimo, noções básicas das técnicas de leitura e transcrição paleográfica”, relata o professor.

Segundo o responsável pela mediação do evento, a palestra pode mudar o olhar dos alunos sobre a Paleografia.Esperamos que os estudantes, principalmente aqueles que, porventura tenham aversão à leitura de manuscritos antigos, passem a ver com bons olhos esse fascinante mundo da Paleografia”, declara Alexandre.

Para o professor, o evento também pode aproximar as Universidades Católica e de Varsóvia. “Pretendemos possibilitar o estreitamento dos laços acadêmicos entre as duas universidades (Católica e Varsóvia), na medida em que a referida instituição polonesa possui docentes e discentes interessados e atuantes na pesquisa da história e cultura do Brasil”, afirma Alexandre.

A palestra irá contar com a ilustre presença da professora Agata Bloch, doutora polonesa que leciona no Departamento de Estudos Brasileiros/Instituto de Estudos Ibérico e Ibero-americano da Universidade de Varsóvia. Como adentrou nas técnicas da Paleografia Portuguesa para desenvolver sua pesquisa, a professora será presença imperdível no evento.

Para assistir à palestra, os estudantes de PPGH da Unicap receberão, nos próximos dias, um link exclusivo e poderão acompanhar o evento de forma online.


Foto da capa: UFBA

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

marca-catedra-dom-helder-2.png

☑️ COMUNICARDH 👀 Clipping da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara

🗓️ Segunda-feira (18/10/2021) ➡️ Ex-ministros dos Direitos Humanos acionam STF para que Presidente explique acusação de que incentivavam a pedofilia Mônica...

🗓️ Segunda-feira (18/10/2021) ➡️ Ex-ministros dos Direitos Humanos acionam STF para que Presidente explique...

WhatsApp Image 2021-10-18 at 17.02.56.jpeg

ATO PERNAMBUCANO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - DIA 20/10 - ÀS 9H

No dia 20/10, quarta-feira, às 9h, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - junto com outras cinco universidades e institutos federais do Estado -...

No dia 20/10, quarta-feira, às 9h, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - junto com outras cinco...

WhatsApp Image 2021-10-08 at 17.46.53.jpeg

Enfrentamento ao racismo reúne colaboradores das obras jesuítas no Brasil 

As questões do enfrentamento ao racismo no país e seus desafios foram tema de discussão do Encontro Afro Brasil SJ. A ação foi promovida pela Província dos...

As questões do enfrentamento ao racismo no país e seus desafios foram tema de discussão do Encontro Afro Brasil SJ. A...

jesuitasbrasil-teams.jpg

NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOM ORLANDO BRANDES, À CNBB E AO PAPA FRANCISCO

A Província dos Jesuítas do Brasil vem a público prestar sua solidariedade a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, à Conferência Nacional dos Bispos...

A Província dos Jesuítas do Brasil vem a público prestar sua solidariedade a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de...