Professora do CCJ participa de webinar organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - Unicap

Título Notícias

null Professora do CCJ participa de webinar organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

Publicado Por: Francisco Ribeiro

A Unicap esteve representada durante um webinar organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). A vídeo conferência com intuito educacional foi uma ação do Programa Education For Justice (E4J) e contou com a participação da Profª Drª Fernanda Fonseca Rosemblatt, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A transmissão aconteceu na manhã desta terça-feira (5) para celebrar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

E4J visa prevenir a criminalidade e promover uma cultura de legalidade, por meio de instrumentos e recursos educativos concebidos para os níveis primário, secundário e superior de educação e disponibilizados online, gratuitamente.

“Esse vasto material didático não existia em português, tendo o Unodc, em 2019, lançado projeto para realizar a sua tradução. O Grupo Asa Branca de Criminologia, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, vem participando dessa força-tarefa, a qual envolve professores e alunos de várias universidades, de vários países de língua portuguesa ao redor do mundo”, explica Fernanda ao se referir a países como Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiná-Bissau, Timor-Leste, entre outros.

Ainda de acordo com ela, o projeto de tradução contou com a participação de alunos da graduação e da pós. A equipe coordenada por Fernanda ficou responsável pela tradução dos módulos sobre violência de gênero e violência contra a mulher, que fazem parte da série intitulada Prevenção do Criminal e Justiça Criminal.

“Esse trabalho de tradução é difícil, minucioso, quase artesanal. Muitas vezes, são necessárias horas de reuniões para discutir termos específicos, na tentativa de construir um glossário técnico comum que ao mesmo tempo não esconda a multiculturalidade, a diversidade cultural e as variedades da língua portuguesa em relação às línguas nacionais de cada um dos países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP)”, afirma a professa Fernanda.

E e ela completa: “Esse material poderá ser utilizado por professores de todo o mundo, tanto para a preparação de aulas na graduação, como na pós-graduação. Esse é o maior benefício dessa força-tarefa: democratizar na CPLP um material pedagógico de qualidade, que foi produzido por especialistas em cada um dos assuntos abordados, peer-reviewed por outro grupo de especialistas em cada tema e, por fim, traduzido cuidadosamente por especialistas em cada uma das temáticas. De quebra, promove-se a língua portuguesa como língua de ciência, um dos esforços da CPLP.”

A equipe é formada por estudantes ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Sarah Vieira Rodrigues, Bianca Lucena Simões, Renata Soares Ramos Falcão, Aryádne Elias de Melo, Kennedy Anderson Domingos de Farias e a mestranda Mariana Eva Souza Dias.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-10-25 at 15.55.47.jpeg

Semana de Comunicação da Unicap: vem conversar com a gente!

Se você é aluno do Ensino Médio em qualquer escola da Região Metropolitana do Recife, não perca a oportunidade de conhecer um pouco da prática dos...

Se você é aluno do Ensino Médio em qualquer escola da Região Metropolitana do Recife, não perca a oportunidade de...

mulher_negra.jpeg

Live: Mulher negra: força e resistência

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com o Curso de Teologia, o NEABI e a Escola de Educação e Humanidades da Unicap, seguindo a prioridade da...

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com o Curso de Teologia, o NEABI e a Escola de Educação e Humanidades...

q-1.png

A CIDH anuncia o fortalecimento e a data provisória de instalação do Grupo Interdisciplinar de...

Washington, DC - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) anuncia o fortalecimento e a data provisória para a instalação do Grupo...

Washington, DC - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) anuncia o fortalecimento e a data provisória...

WhatsApp Image 2021-10-22 at 13.50.12.jpeg

LIVE: PÁTRIA GRANDE - SEGUNDA - 25.10.21 - 16H30

Nesta segunda, no Canal do Iaras e Pagus, o programa Pátria Grande terá Maria Luiza Nunes - apresentadora e Vera Vital Brasil - mediadora - do Coletivo RJ...

Nesta segunda, no Canal do Iaras e Pagus, o programa Pátria Grande terá Maria Luiza Nunes - apresentadora e Vera...