Pesquisa iniciada na Unicap disputa ‘Oscar’ do Jornalismo de Dados mundial - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Pesquisa iniciada na Unicap disputa ‘Oscar’ do Jornalismo de Dados mundial

Pesquisa iniciada na Unicap disputa ‘Oscar’ do Jornalismo de Dados mundial
Uma pesquisa iniciada na Universidade Católica de Pernambuco se tornou conhecida nacionalmente e agora está na final de uma das premiações mais importantes do mundo na área de Jornalismo de Dados. O projeto Confere.ai disputa o Sigma Awards, premiação que reúne os melhores trabalhos de todo o mundo e que em 2021 celebra a sua segunda edição. Ao todo, estão na disputa 141 projetos, sendo 18 da América Latina.
O Confere.ai é uma ferramenta de checagem de dados e fatos que tem ajudado a desvendar boatos e a combater Fake News. A ideia começou a ser desenvolvida quando a jornalista Alice de Souza estava no mestrado em Indústrias Criativas da Unicap. A orientação foi do Prof. Dr. Dario Brito, atualmente coordenador de Pesquisa e Inovação da Universidade, e do Prof. Dr. Anthony Lins.
Uma de suas características é verificar padrões de desinformação em textos e links que circulam nas redes sociais e sites. “O projeto envolve pesquisar, analisar e formatar um banco de dados com mais de 22.000 notícias, além de desenvolver web crawlers (rastreador de rede) para busca de conteúdo e inteligência computacional para análise e busca de padrões”, diz um trecho da descrição do projeto que foi um dos vencedores do Desafio de Inovação do Google News Iniciative na América Latina. O Confere.ai também produz conteúdo educacional para ensinar o público a identificar conteúdo falso ou enganoso.
A primeira iniciativa para automatizar a verificação de fatos em veículos de comunicação no Nordeste do Brasil, o Confere.ai ficou hospedado no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. “Um dos principais impactos da ferramenta é a assertividade em um ambiente não controlado, que girou em torno de 92% para textos e 75% para links. O Confere.ai gerou mais de 70 conteúdos editoriais sobre o fenômeno da desinformação, incluindo checagem de fatos, matérias e vídeos com orientação ao público”, explica Alice que também é ex-aluna de Jornalismo.
Ainda de acordo com a pesquisadora, os artigos produzidos pelo Confere.ai tiveram 286 mil acessos em seis meses, enquanto a ferramenta atingiu a média de 500 acessos por dia. O Confere.ai também conseguiu identificar as ondas de desinformação crescentes na mídia local e desmascarar alguns boatos. Por fim, a ferramenta passou a fazer parte da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).
Metodologia e técnicas - A criação e o desenvolvimento do Confere.ai aconteceram por etapas. Na primeira, foi montada uma base de dados híbrida: coleta e armazenamento manual de links de notícias e textos previamente conferidos por agências de checagem; utilização do corpus Fake.BR, da USP; e desenvolvimento de rastreadores da web para extrair conteúdo de quatro sites diferentes. O material foi distribuído em um banco de dados - com 21.956 notícias, distribuídas em 9.011 textos e 12.945 links - em planilhas do Google, limpas com Open Refine. Parte desse banco foi analisada manualmente para identificação de critérios.
As criações foram feitas usando filtros e uma tabela dinâmica para extração de dados. A partir daí, foram definidos 15 critérios para avaliação do texto e 20 critérios para análise dos links. Na análise final, o comportamento dos valores obtidos em cada teste realizado no banco de dados foi observado para determinar a relevância de cada critério, e foram encontrados padrões que separavam a notícia real da desinformação. Parte do banco de dados foi utilizada para o desenvolvimento e treinamento de inteligência computacional.
Foram utilizados a técnica supervisionada (Random Forest -> usa um conjunto de árvores de decisão para formar a resposta final) e dados de entrada BoW (Bag of Words) (uma forma de representar informações em um texto através da quantidade ou frequência do palavras nele contidas + características linguísticas do texto - extraídas por meio de técnicas de processamento de linguagem natural). A plataforma da web Confere.ai foi construída com python (linguagem de programação) e angular (framework para a construção da interface). A partir dele foi elaborado um painel que facilita a visualização dos padrões de dados inseridos na ferramenta. Aliás, a sigla (ai) vem do termo Inteligência Artificial em inglês.
Equipe – O time do projeto contou com três professores da Unicap (Anthony Lins, Jarbas Agra, responsável pelo Design, e Dario Brito); quatro ex-alunos (Matheus Marinho e Avelino Gomez - os dois de Ciência da Computação - e Lucas Pitt - Jogos Digitais - e Laís Arcanjo - Jornalismo). A equipe também contou com participação da jornalista responsável pelo planejamento e monitoramento das estratégias digitais dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Maria Luiza Borges, e Pedro Brasil.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

O CRP da 2ª Região realiza IX Encontro das IES de Pernambuco na Unicap
O Conselho Regional de Psicologia – CRP, da 2ª Região realizou, nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, no auditório G1 da Unicap, o IX Encontro das...
O Conselho Regional de Psicologia – CRP, da 2ª Região realizou, nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, no auditório...
.jpeg/a25947ee-cb1a-66fb-f331-9256497e302a)
Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNICAP realiza 2º Encontro de Pesquisa Filosófica em...
O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGFIL UNICAP) deu início, na manhã da última quarta-feira (29), ao 2º...
O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGFIL UNICAP) deu início, na manhã...


I Simpósio Internacional Furdunço Acadêmico: CADÊ FRANTZ FANON?
Frantz Fanon, um intelectual da prática por recuperação de dignidades, é tema do I Simpósio Internacional Furdunço Acadêmico: Cadê Franz Fanon?, a ser...
Frantz Fanon, um intelectual da prática por recuperação de dignidades, é tema do I Simpósio Internacional...