Publicado Por: Alessandro Douglas

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21 altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mantido o total de 14 vagas atualmente existente. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O CNMP é responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público. O mandato dos integrantes é de dois anos, permitida uma recondução, e os candidatos passam por sabatina no Senado.

“O CNMP completou 15 anos de efetivo funcionamento no ano passado, com relevantes serviços prestados ao País. O tempo, porém, revelou deficiências na estrutura, e as alterações visam assegurar a eficácia de atuação do conselho”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), primeiro signatário da proposta.

A PEC prevê quatro alterações. A representação do Ministério Público da União, atualmente correspondente a quatro vagas no CNMP, passará a ser segmentada entre as carreiras do Ministério Público Federal, do Ministério do Trabalho e Ministério Público Militar, em um total de três vagas.

Saiba Mais: https://www.camara.leg.br/noticias/814504-pec-muda-composicao-do-conselho-nacional-do-ministerio-publico/

Vote e nos ajude a defender o Ministério Público brasileiro. Acesse e participe: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2275537

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Gostei.
Compartilhar