Letras Português - Licenciatura

Autorização : CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

3.205 horas

Turno Oferecido:

Virtual

COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes - antonio.moraes@unicap.br
81 2119.4166

SECRETARIA DO CURSO
Polo Sede - Bloco B – 1º andar
81 2119.4171

1. Letras - Português

O curso de Licenciatura em Letras Português visa formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Uma formação profissional apta a atuar interdisciplinarmente, em áreas afins, com habilidade de resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes inseridos na formação do Curso de Letras, conscientes da busca permanente de educação continuada e do desenvolvimento profissional.

AUTORIZAÇÃO
CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

CARGA HORÁRIA
3.205 horas

DURAÇÃO DO CURSO
4 anos

Objetivo do Curso

  • Preparar professores de Língua Portuguesa e suas literaturas para o ensino fundamental e o médio, com orientação para o campo da pesquisa e extensão em Letras e áreas afins.
  • Proporcionar sólida formação acadêmica e cidadã, que possibilite ao professor intervir na realidade social, pautado na solidariedade e na inclusão social.
  • Proporcionar, em todas as atividades curriculares, uma sólida formação teórica e prática, cultivando a inter e a transdisciplinaridade no trato com os saberes linguísticos, literários e pedagógicos.
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e produção científica em Letras e áreas afins.
  • Promover cursos, palestras e debates que instiguem e contribuam para a difusão da reflexão crítica sobre os principais problemas políticos, econômicos, sociais, educacionais e culturais em geral.
  • Preparar crítica e eticamente os futuros formadores de opinião para o ensino e respeito às minorias linguísticas e à diversidade humana: gênero, étnico-raciais e religiosa, faixa geracional e desvios de linguagem; contemplando a educação especial, a acessibilidade a educação ambiental, os direitos humanos e educacionais de adolescentes e jovens.

 

Perfil Profissional

O curso de Letras Português EaD da UNICAP formará um professor-educador de perfil humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que compartilham de sua formação e atuação. Deverá ser um educador competente, capaz de transformar o conhecimento, em ações que possam, efetivamente, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus estudantes, bem como para o desenvolvimento das competências gerais para o século XXI previstas pelas BNCC.

A sua formação acadêmica deve dar a ele condições de: 

  • Dominar o conhecimento específico de sua área, articulado ao conhecimento pedagógico, em uma perspectiva de totalidade do conhecimento socialmente produzido, que lhe permita perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre.
  • Atuar como agente de transformação da realidade em que se insere.   

 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários.
  • Atividades Artístico-culturais.
  • Atividades Desportivas.
  • Assistência à Saúde.
  • Assistência Espiritual e Religiosa.
  • Assistência Estudantil.
  • Assistência Social.
  • Assistência Jurídica Gratuita.
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica.
  • Apoio aos Movimentos Populares.
  • Unicap para a 3ª Idade.
  • Projeto Horizonte.

Programas da CAPES: PIBIC e PRP

 

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Contato: Coordenação de curso.

 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é mais uma iniciativa que proporciona aos estudantes bolsas e a possibilidade de realizar um trabalho conjunto com a rede pública de ensino. Assim, na perspectiva de contribuir, simultaneamente, com a formação de educadores e com a construção de uma educação de qualidade social, que a UNICAP atende à chamada pública para a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática no curso de Pedagogia, conduzidos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. A carga horária pode ser aproveitada para a carga horária dos estágios. Estudantes do 5º Período em diante podem participar.

Contato: carmo.motta@unicap.br

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

 

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

 

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

 

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete) e haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.

 

Cálculo da média ponderada:

  • 1º GQ (peso 2) - somatório das pontuações das atividades no ambiente virtual Moodle
  • 2º GQ (peso 3) - nota da avaliação presencial a ser realizada no Pólo Presencial em que o aluno estiver matriculado.

Obs: o aluno ausente na avaliação presencial terá direito à realização de uma 2ª chamada presencial.

O aluno que não alcançar o índice de aprovação 7,0 (sete) pontos, na média ponderada, poderá realizar uma prova final presencial para alcançar o mínimo de aprovação, 5,0 (cinco) pontos, na média final aritmética entre a prova final presencial e a média ponderada, desde que haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.


Itinerário Formativo

Introdução à EaD
Filosofia e Formação Integral
Fundamentos Filosóficos, Históricos e Socioantropológicos da Educação
Estudo, Produção e Interpretação de Textos
Teoria Linguística, Fonética e Fonologia
Teoria da Literatura: Estudo das Formas Poéticas

Morfossintaxe da Língua Portuguesa
Libras
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Teoria da Literatura: Estudo das Formas Narrativas
Educação para as Relações Étnico Raciais
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Básica

Linguística Textual
Didática
Políticas Públicas na Educação
Língua Latina: Noções
Literaturas de Língua Portuguesa
Planejamento e Avaliação Educacional

Aquisição de Linguagem
Empreendedorismo na Educação
Semântica e Pragmática
Literatura Brasileira: Fundamentos
Língua Portuguesa: Evolução Histórica
Educação e Interculturalidade

Multiletramentos na Escola
Análise do Discurso
Estágio Curricular no Ensino I
Literatura Brasileira: Produção Contemporânea
Gramática Revisão Crítica
Gestão Educacional

Línguas Adicionais e Ensino
Literatura Brasileira Produção Regional Contemporânea
Estágio Curricular no Ensino II
Linguagem e Argumentação
Educação e Práticas Inclusivas

Sociolinguística
Estética e História da Arte
Estágio Curricular no Ensino III
Teorias de Gêneros Textuais/Discursivos
Eletiva de Curso de 4 Créditos

Eletiva de Curso de 4 Créditos
Estágio Curricular no Ensino IV
Literatura Infantojuvenil
Humanismo e Cidadania


Letras - Português 2020.2  (Atualizado em 19/11/2020)

Corpo Docente
Andre Luis de Araujo – Lattes
Antonio Henrique Coutelo de Moraes – Lattes
Benedito Gomes Bezerra – Lattes
Fabiana Câmara Furtado – Lattes
Fanuel Melo Paes Barreto – Lattes
Flavia Tavares da Costa Ramos – Lattes
Haidee Camelo Fonseca  – Lattes
Isabela Barbosa do Rego Barros – Lattes
Izabelly Correia dos Santos Brayner – Lattes
Janilto Rodrigues de Andrade – Lattes
Larissa Petrusk Santos Silva – Lattes
Renata Fonseca da Fonte – Lattes
Roberta Varginha Ramos Caiado – Lattes
Robson Teles Gomes – Lattes
Rosa Alicia Nonone Casella – Lattes