Publicado Por: Alessandro Douglas

"É como prazer que anunciamos o lançamento do livro "Movimentos, Memórias e Refúgios: Ensaios sobre as Boas Práticas da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) na Universidade Federal do Paraná", organizado por José Antonio Peres Gediel e Tatyana Scheila Friedrich. A obra aglutina as experiências dos mais de 30 projetos que compõem a Cátedra no acolhimento de migrantes humanitários e refugiados, todos ainda em funcionamento hoje em dia, ainda que com adaptações em decorrência da pandemia. Os artigos que integram o livro foram escritos por professores, estudantes, voluntários e colaboradores, brasileiros e migrantes, que atuam ou atuaram na CSVM UFPR ao longo dos últimos sete anos.

 

Na seção "A. POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACOLHIMENTO E INSERÇÃO DE REFUGIADOS, MIGRANTES E APÁTRIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPR", os artigos tratam dos primeiros passos da UFPR para a inclusão e o acolhimento do público migrante e refugiado nos cursos da universidade, bem como o aperfeiçoamento destas ações ao longo dos anos. Ainda nesta seção são abordados os processos de implementação das políticas públicas conquistadas pela CSVM na UFPR: Reingresso, Vestibular Especial, Revalidação de Diplomas e ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito, e as práticas da CSVM para a permanência estudantil dos ingressantes, tal como o Ano Zero, dentre outras.

 

A seção "B. AMPLIANDO HORIZONTES: DIÁLOGOS E AÇÕES COM A COMUNIDADE EXTERNA DE REFUGIADOS, MIGRANTES E APÁTRIDAS" conta com artigos que relatam a experiência dos Projetos e Ações de extensão universitária que integram a CSVM, apresentando os objetivos, atividades e fundamentação das atividades voltadas a migrantes humanitários e refugiados da comunidade em geral.

 

Na seção "C. O ENCONTRO COM O OUTRO PELA ARTE" os autores dissertam sobre o acolhimento de migrantes e refugiados a partir de ações artísticas e culturais, que sempre pautaram a Cátedra na UFPR, num exercício diário da interculturalidade..

 

A seção "D. PROJETOS ESPECIAIS" aborda projetos e atividades desenvolvidas pela CSVM UFPR para além dos projetos formais de extensão, como a atuação através do "Projeto Reconheço: Encurtando tempos e espaços (Projeto para realização de entrevistas de solicitantes de refúgio pelo CONARE, na UFPR, através de mutirões)", "Projeto Habito (Projeto em moradias populares)", "Projeto Liberto (Projeto com migrantes encarcerados e assessoria jurídica popular)" e "Projeto Advocacy".

 

A palavra final fica a cargo do Jorge Muñoz Villagran, da Equipo Pastoral de Migraciones, do Obispado de Neuquén, Argentina, um amigo da Cátedra. Também há um breve resumo das ações em inglês, além de fotos que ilustram os artigos.

 

Ademais, toda a equipe agradece aos mais de cem autores dos artigos, todos participantes das atividades da CSVM UFPR, que tornaram este livro possível a partir de suas atuações e contribuições.

 

O livro está disponível gratuitamente através do link: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2021/01/UFPR_Movimentos-Migrat%C3%B3rios-e-Ref%C3%BAgio_Boas-Pr%C3%A1ticas-da-CSVM-da-UFPR.pdf "

 

Gostei.
Compartilhar