Jurista formada em Direito pela Unicap participa de julgamento internacional - Unicap

Título Notícias

null Jurista formada em Direito pela Unicap participa de julgamento internacional

Publicado Por: Guilherme Leão

A ex-aluna de Direito da Unicap Larissa Albuquerque participou de um capítulo importantíssimo para a história do Líbano. No último dia 18, ocorreu o julgamento de quatro participantes do grupo libanês Hezbollah, acusados de ter envolvimento no atentado terrorista que tirou a vida de 22 pessoas, incluindo o ex-primeiro ministro Rafik Hariri, e deixou outras 226 feridas.

O atentado aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2005, quando uma van carregada de explosivos atingiu a carreata em que Rafic estava. O júri declarou que Salim Ayyash, um dos membros do grupo libanês, teve um envolvimento chave na tragédia. Larissa é atualmente jurista associada na equipe que representa as vítimas do ataque terrorista, prestando o serviço de consultoria e assistência jurídica aos advogados do caso, aconselhamento e atendimento a clientes e redação de petições perante a corte.

Além de Bacharelado em Direito pela Unicap, Larissa também possui mestrado em Direito Internacional e Ciências Políticas pela Vrije Universiteit Amsterdam (Universidade Livre de Amsterdã).

Assecom – Como foi a sua experiência de participar do julgamento?

Larissa: “A experiência de trabalhar em um ambiente internacional focado na proteção e defesa de direitos de vítimas de terrorismo tem sido ímpar. Para além do aspecto profissional, há também uma questão idealista e humanitária de fundo de incomparável valia. Eu acredito que este trabalho possui uma importância que trespassa as responsabilidades advocatícias e está relacionada à função social atrelada ao reconhecimento do sofrimento dessas pessoas, bem como ao reconhecimento do impacto que estes crimes causaram à sociedade libanesa como um todo”.

Você acha que essa oportunidade vai ter um impacto grande na sua carreira?

Larissa: “Acredito que essa oportunidade mudou para sempre a minha vida profissional. Este ramo do direito é relativamente pouco explorado e ainda há bastante espaço para expansão. Presenciar e fazer parte do processo de desenvolvimento de direitos de participação processuais dos indivíduos os quais minha equipe representa para mim é um motivo de orgulho e que sempre lembrarei no futuro”.

O tempo que você estudou na Unicap lhe ajudou nesta jornada? 

Larissa: “Sem dúvida, o curso de Bacharelado em Direito foi de importância equiparável para que eu pudesse atingir meus objetivos de atuar nesta área do Direito Internacional. Além do ensino superior focado em aspectos humanistas, a Universidade Católica de Pernambuco proporcionou oportunidades únicas de extensão universitária e intercâmbio em universidades europeias, o que ajudou bastante a expandir conhecimentos e abrir portas para o mercado internacional. Além disso, o suporte acadêmico que recebi do corpo docente durante o bacharelado foi imprescindível. Os professores sempre estiveram abertos e disponíveis para discussões mais profundas sobre os temas pelos quais eu tinha mais interesse.

Por exemplo, a orientação que eu tive do professor Rafael Baltar, da disciplina de Direito Internacional Público, foi fundamental durante o período da pesquisa de monografia, além do encorajamento que me deu a dar os passos iniciais para seguir a carreira internacional e a disciplina eletiva de Relações Internacionais ministrada pelo professor Thales Castro, que ofereceu a dose de realismo necessária para encarar os desafios futuros da profissão”.

 

Fonte imagens: UN News, France24.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Vírus.jpg

Unicap participa de pesquisa que usa inteligência artificial na detecção de Covid-19

A testagem em massa tem sido uma recomendação da Organização Mundial de Saúde nas estratégias de combate a Covid-19 desde o início da pandemia, mas fazer...

A testagem em massa tem sido uma recomendação da Organização Mundial de Saúde nas estratégias de combate a Covid-19...

Repe recortada.png

Unicap passa a fazer parte de rede de gestão e inovação de PE

A Católica passou fazer parte da Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe), um ambiente de integração formado por instituições de ciência, tecnologia e...

A Católica passou fazer parte da Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe), um ambiente de integração formado por...

xINFOCHPDPICT000071877711.jpg.pagespeed.ic.pLcB7QqBps.jpg

Gênero e autismo são relacionados em live do Grupo Frida

Reportagem: Luiz Rodolfo Libonati - estagiário de Jornalismo O Grupo Frida promove, nesta quarta-feira (14), um debate virtual ao vivo para tratar dos...

Reportagem: Luiz Rodolfo Libonati - estagiário de Jornalismo O Grupo Frida promove, nesta quarta-feira (14),...

mes_biblia.jpeg

O texto-base do Mês da Bíblia 2021

O Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações do Programa de Pós Graduação em Teologia da Unicap e o Instituto Humanitas Unicap, em comemoração aos 50...

O Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações do Programa de Pós Graduação em Teologia da Unicap e o Instituto...