Ex-alunos da Unicap desenvolvem tecnologia de agendamento do Conecta Recife - Unicap

Título Notícias

null Ex-alunos da Unicap desenvolvem tecnologia de agendamento do Conecta Recife

Publicado Por: Daniel França

O Recife já aplicou mais de 600 mil doses da vacina contra a Covid-19. O agendamento com data, hora e local tem sido fundamental na organização e coleta de dados da campanha de imunização na capital pernambucana, mas por trás dessa praticidade tem muitas horas de trabalho dos desenvolvedores dessa ferramenta digital. Tecnologia que foi criada por ex-alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco.

Siddhartha Moraes, Crystian Leão e Paulo Pio se formaram na turma de 2009.2 e hoje são sócios da Roadmapps, a empresa que criou a plataforma usada pela Prefeitura do Recife. O caminho de sucesso do empreendedorismo que hoje atua em parceria com o poder público no combate à pandemia começou a ser trilhado nos tempos de estudante.

“Participei de tudo quando estava na Católica, de Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) à comissão de formatura”, brinca Siddhartha ao contar que também atuou como monitor das disciplinas de Programação por quase quatro anos seguidos. Foi daí que surgiu algo que ele avalia como sendo tão importante quanto à formação técnica: o relacionamento com os professores. Ele faz questão de ressaltar o respeito profissional e o carinho pessoal pelo corpo docente, em especial por alguns deles como Márcio Bueno e Ana Eliza, que já passaram pela coordenação do curso. “Os professores sempre nos deram muito incentivo, gosto muito dos professores da Católica porque são acessíveis e motivadores”, afirma Siddhartha.

O relacionamento que dura até hoje. “Professores se tornaram parceiros em projetos, clientes e temos colegas de turma entre os funcionários. Virei amigo pessoal de alguns deles. O clima era de família, lanchava com eles na Rua do Laser”, acrescenta Crystian que tem recordações emocionantes dos tempos de estudante. “Naquela época o único acesso a computador e internet que eu tinha era nos laboratórios ou na Biblioteca onde eu ficava até tarde fazendo exercícios”, conta Crystian que entrou na Católica pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) em 2006. Detalhe: ele foi o laureado da turma.

O desempenho da dupla de estudantes era tão bom que eles foram aprovados na seleção do mestrado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) poucos meses antes de concluir a graduação. A dissertação e os primeiros passos no empreendedorismo vieram praticamente ao mesmo tempo. Foram tocando projetos independentes, em parceria. Trabalhavam na casa dos próprios pais até que as demandas cresceram a ponto de eles precisarem ir para um coworking. “Era uma mesinha para três”, lembra Crystian.

Paulo era de uma turma anterior, mas ele precisou trancar o curso e na volta passou a estudar junto com os futuros sócios. Até se tornar um dos diretores da Roadmapps, também teve que batalhar muito porque era preciso trabalhar para custear os estudos. “Vim de uma família de situação econômica muito difícil. Não tinha computador e usava os do laboratório, chegando antes das aulas e ficando até depois. Quando voltei para o curso, consegui uma bolsa de assistência social de 25% da Católica e em paralelo obtive o FIES (Financiamento Estudantil) que vou pagar até 2023”, conta.

Ele relembra que teve que estagiar em outras áreas para arcar com as despesas, a exemplo dos primeiros estágios nos setores administrativos da Prefeitura de Olinda e do Banco do Brasil e só depois foi estagiar na área de desenvolvimento de software. Chegou a ser sócio de outra empresa, mas saiu e passou a se dedicar a projetos freelancers até que surgiu a oportunidade de montar a Roadmapps.  

A empresa cresceu e hoje ocupa um andar inteiro em um dos casarões históricos da Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, coração (ou cérebro) do Porto Digital. Aliás, o ambiente foi reformado há pouco tempo para se adequar a estrutura formada por uma equipe de onze pessoas. Turma que é considerada uma das pioneiras no desenvolvimento de programação para o iOS (sistema operacional da Apple que roda em celulares e tablets), algo em torno de dez anos atrás quando o mercado se voltava para o Android (sistema que tem participação majoritária do Google).

Os primeiros softwares foram criados para empresas do Porto Digital e hoje fazem sistemas para empresas do Brasil e do mundo, como a corretora de bitcoins Foxbit (SP). Desde então a Roadmapps coleciona clientes da Alemanha, Estados Unidos e Itália. O portfólio varia de controle à distância de máquinas de lavar industriais à iluminação de vias públicas. Eles participaram do projeto Reluz, da Eletrobras, implantado no Recife pela Emlurb. Com o uso de um software em Ipads, os técnicos puderam identificar as demandas de luz de vias e rever distâncias entre postes, aumentando a eficiência energética e de iluminação.

A expertise em plataformas de acesso em massa começou a ser construída com os aplicativos do Carnaval do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e São João de Caruaru. Funcionalidades que iam além da simples programação das festas. “No App do Carnaval do Recife fizemos uso de realidade aumentada para máscaras”, conta Siddhartha explicando que o acessório se parecia com os filtros usados hoje nas redes sociais como Instagram.

E aquele que é considerado um dos maiores desafios desses desenvolvedores é justamente o Conecta Recife. Era preciso criar uma solução eficiente e com rapidez sem causar aglomeração nos pontos de vacinação. “A primeira versão ficou pronta em quatro dias, até o mês passado estávamos fazendo várias melhorias”, explica Siddhartha. Isso inclui fazer o sistema rodar durante os picos de acesso que acontecem no momento dos anúncios de novos públicos prioritários.

A plataforma não serve apenas para o agendamento. “Há toda uma parte da funcionalidade do site e do aplicativo voltada para os profissionais de saúde alimentarem os bancos de dados da Prefeitura do Recife e do Ministério da Saúde”, reforça Crystian ao mencionar que o Conecta Recife se tornará um hub digital dos serviços da Prefeitura.

Mercado – A trajetória de sucesso desses egressos da Unicap encontrou terreno fértil num mercado de trabalho aquecido devido à transformação digital. De acordo com eles, tem sempre um projeto novo com mais demanda. “Recomendo bastante a área de computação. Ano passado foi o que mais faturou, principalmente aqui no Recife, que é polo”, analisa Siddhartha.

“O network é muito importante na formação acadêmica. O relacionamento é imprescindível na sua carreira profissional, independentemente de você seguir pelo empreendedorismo, setor público ou privado”, aconselha Crystian. 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-06-16 at 11.15.34.jpeg

VII Mostra Curta Vazantes aborda uso pedagógico do audiovisual

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do audiovisual na prática pedagógica. O evento,...

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do...

refugiado_live.jpeg

Live: O papel da universidade na questão da migração e refúgio

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e Refúgio da Unicap, em parceria com Cáritas...

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e...

luz.jpg

O que o governo não fez (e não fará) para evitar o racionamento de energia?

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o profundo conhecedor do setor, Roberto Pereira...

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o...

WhatsApp Image 2021-06-14 at 13.36.14.jpeg

II Circuito Pedagógico da GRE tem participação de professores da Unicap

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta segunda-feira (14), sobre os Novos Paradigmas de...

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta...