Estudo mostra déficit em procedimentos cirúrgicos de crianças com cardiopatias congênitas; Professor de Medicina da Unicap faz alerta aos pais - Unicap

Título Notícias

null Estudo mostra déficit em procedimentos cirúrgicos de crianças com cardiopatias congênitas; Professor de Medicina da Unicap faz alerta aos pais

Publicado Por: André Amorim

As cardiopatias congênitas, malformações que ocorrem no coração ou nos grandes vasos durante o desenvolvimento embrionário e fetal, acometem um em cada 100 nascidos vivos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O problema pode comprometer a qualidade de vida ou até mesmo a vida do paciente. Para reforçar a importância sobre o tema, o dia 12 de junho é lembrado como o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. 

Um levantamento realizado em 2018 com 44 serviços de saúde que atendem e operam crianças com cardiopatias congênitas no país mostrou que de cada 100 crianças que precisam de intervenção cirúrgica, apenas 36 conseguem atendimento. O estudo foi solicitado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proard), e realizado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) em associação com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). 

O professor do curso de Medicina da Unicap, Pedro Rafael Salerno, que também é vice-presidente do Departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da SBCCV e membro do conselho deliberativo da SBCCV, destaca que, entre os casos diagnosticados de cardiopatias congênitas, 80% precisam de intervenção cirúrgica. "Daquelas crianças que chegam a fazer o diagnóstico, 64% não conseguem operar. Esse é um déficit alto, um número expressivo", diz. 

O médico alerta os pais sobre alguns sinais que podem indicar que a criança tem uma cardiopatia. "Muitas vezes a família não percebe que a criança cansa na hora de mamar, fica com extremidades roxas quando brincam, cansa mais que os colegas nas brincadeiras, não ganha peso e faz infecções pulmonares de repetição. Esses são fatores que levam a essa suspeita e devem indicar que esses pais procurem atendimento", explica. Em 2018, foram registrados quase 30 mil casos de nascidos com algum tipo de cardiopatia, de acordo com o estudo.

Em Pernambuco, os serviços de referência com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) funcionam no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), no bairro de Santo Amaro, e no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista.

Liga de Cirurgia Cardiovascular da Unicap realiza ação nas redes sociais para conscientizar a população

Para marcar o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, durante toda a semana, o perfil da Liga de Cirurgia Cardiovascular da Unicap (LCCV Unicap) irá publicar nas redes sociais do grupo no Instagram (@lccvunicap) informações sobre as principais cardiopatias congênitas. 

"A liga elaborou uma série de posts informativos que estão sendo publicados diariamente nesta semana do dia 7 a 12 de junho. No decorrer desta semana repleta de conhecimentos, esperamos que essas informações cheguem de forma mais compreensível a quem precisa para que estejam cientes dos sinais de alerta que podem ser manifestados pelas crianças portadoras de cardiopatias congênitas", explica Maria Eduarda Sales, presidente da liga e estudante do 7º período do curso de Medicina.

Durante todo o ano, o tema é trabalhado pelos membros da LCCV em seminários, discussões de artigos e em outras atividades da liga. "Acreditamos que, devido a incidência e relevância, o tema cardiopatias congênitas deve ser discutido pelos estudantes, profissionais de saúde e principalmente esclarecido para população em geral", finaliza Maria Eduarda Sales. 

Confira aqui o conteúdo publicado no Instagram da LCCV.

Visualizações:
674
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

2023_DIREITO - CORTADA.jpg

PPGD - Resultado do Edital de Bolsa do Doutorado Sanduíche

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o resultado da seleção do Edital para Bolsa de Doutorado Sanduíche. Resultado (Clicar aqui)

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o resultado da seleção do Edital para Bolsa de Doutorado Sanduíche. ...

Doação de alimentos.jpg

Atletas de Tênis de Mesa realizam doação de alimentos

Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa e pelos mesatenistas da UNICAP ao...

Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de...

Conversando com Lucas.jpg

Conversando com Lucas Carvalho

Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das 19h na quadra do Bloco "A". O...

Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das...

WhatsApp Image 2023-12-03 at 19.55.19 (1).jpeg

DIÁLOGOS DE JUSTIÇA E PAZ: 4 DE DEZEMBRO, 19H, NO CENTRO CULTURAL DE BRASÍLIA (CCB).

DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no auditório o Centro Cultural de Brasília (CCB)...

DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no...