Curso de Enfermagem da Unicap lança especialização em terapia intensiva - Unicap

Título Notícias

null Curso de Enfermagem da Unicap lança especialização em terapia intensiva

Publicado Por: Dell Souza

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) lançou, no mês de agosto deste ano, a primeira pós-graduação do curso de Enfermagem. A especialização em Terapia Intensiva Adulto tem como objetivo formar enfermeiros intensivistas com visão ampliada dos cuidados de enfermagem, voltada para pacientes críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. As inscrições para a 1ª turma estão abertas até o dia 28 de dezembro e o passo a passo você confere aqui.

“Essa pós-graduação é voltada para enfermeiros que querem trabalhar com terapia intensiva ou que já trabalham em UTIs, mas que querem se especializar. A grade da especialização tem disciplinas que trabalham o paciente grave tanto do ponto de vista clínico como também do ponto de vista do trauma”, explica o coordenador da especialização em Terapia Intensiva Adulto, o professor Fernando Ramos Gonçalves. 

Com 15 meses de duração, os alunos terão encontros remotos e presenciais, a cada quinze dias. “As aulas teóricas serão realizadas de forma remota e as presenciais serão em laboratórios de simulação e nas UTIs dos hospitais Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia, que são os nossos hospitais-escola. Primeiro, então, acontece o treino nos laboratórios e depois temos as práticas nos hospitais”, destaca Fernando Ramos Gonçalves.

Para o coordenador, os grandes diferenciais dessa especialização são a duração, a experiência do corpo docente e o fato dos alunos terem aulas práticas dentro do ambiente de UTI. “O primeiro diferencial é que muitas especializações não têm aulas práticas em hospitais. Além disso, a nossa pós será realizada em 15 meses, quando a maior parte acontece em 24 meses. Nós, teoricamente, estamos fazendo em um tempo mais curto, mas sem perder a qualidade. E os nossos professores são de diversas áreas do conhecimento, são mestres e doutores com experiência clínica”, diz. 

O assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) para os Cursos Lato Sensu, Delânio Santos, destaca que a abertura da especialização representa o compromisso do corpo docente do curso de Enfermagem com o enriquecimento teórico-metodológico e técnico-operativo dos enfermeiros formados pela Unicap e por outras instituições de ensino.

“A abertura dessa Especialização representa a dimensão ética, humanística e científica da Unicap que, em sua histórica participação e contribuição para a formação de profissionais críticos e propositivos, demonstra sua vinculação direta com os enfrentamentos às desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, que interferem no processo saúde-doença. Desta forma, o curso é relevante também para a Universidade na perspectiva de consolidação de um cenário promissor na oferta de outras especializações na área de saúde”, diz Delânio Santos.

Para a professora adjunta do curso de Medicina e assessora das especializações em saúde da Unicap, Erideise Gurgel da Costa, o lançamento da especialização é um marco dentro da instituição. “Nós estamos em uma nova fase, no que diz respeito aos curso de saúde da Unicap, que é o de aprimorar os alunos egressos, com especializações e pós-graduações. Essa especialização foi criada de acordo com as necessidades dos serviços de saúde de Pernambuco. Nós estamos vivenciando uma pandemia, não sabemos como será o futuro, e nós precisamos aprimorar os serviços de enfermagem”, diz.

O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de janeiro de 2021 e as matrículas serão efetuadas entre os dias 8 e 15 de janeiro. A previsão de início das aulas é o dia 22 de janeiro. 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

adocao_tardia.jpeg

Adoção tardia: medo, fantasias e o acolhimento de mães e pais

Nesta sexta-feita (22), das 10h às 12h, o encontro intitulado "Adoção tardia: medo, fantasias e o acolhimento de mães e pais", através da...

Nesta sexta-feita (22), das 10h às 12h, o encontro intitulado "Adoção tardia: medo, fantasias e o...

marca-catedra-dom-helder-2.png

☑️ COMUNICARDH 👀 Clipping da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara

🗓️ Segunda-feira (18/10/2021) ➡️ Ex-ministros dos Direitos Humanos acionam STF para que Presidente explique acusação de que incentivavam a pedofilia Mônica...

🗓️ Segunda-feira (18/10/2021) ➡️ Ex-ministros dos Direitos Humanos acionam STF para que Presidente explique...

WhatsApp Image 2021-10-18 at 17.02.56.jpeg

ATO PERNAMBUCANO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - DIA 20/10 - ÀS 9H

No dia 20/10, quarta-feira, às 9h, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - junto com outras cinco universidades e institutos federais do Estado -...

No dia 20/10, quarta-feira, às 9h, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - junto com outras cinco...

WhatsApp Image 2021-10-08 at 17.46.53.jpeg

Enfrentamento ao racismo reúne colaboradores das obras jesuítas no Brasil 

As questões do enfrentamento ao racismo no país e seus desafios foram tema de discussão do Encontro Afro Brasil SJ. A ação foi promovida pela Província dos...

As questões do enfrentamento ao racismo no país e seus desafios foram tema de discussão do Encontro Afro Brasil SJ. A...