Ciências da Religião - Licenciatura

Autorização : CONSEPE Portaria Nº 049-a/2018 - 4 de maio de 2018

Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

3.205 horas

Turno Oferecido:

Virtual

COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Msc. Luis Carlos Pacheco - luca.pacheco@unicap.br
(81) 2119.4171

SECRETARIA DO CURSO
Polo Sede - Bloco B – 1º andar
81 2119.4171

1. Ciências da Religião

O Curso de Licenciatura em Ciências da Religião na modalidade EaD visa a formação de professores habilitados para a docência na disciplina de Ensino Religioso, comprometidos com a valorização da vida em todas as suas esferas e a defesa dos valores humanos de todas as culturas. É um professor capaz de reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade e a complexidade das manifestações e experiências religiosas no contexto escolar e social.

 

Além disso, o curso prepara profissionais que contextualizam os fatos religiosos, comparam e interpretam as experiências de sagrado da humanidade. Como cientista da religião, é um profissional que busca significados mais profundos para esse patrimônio cultural que são as correntes espirituais e tradições de sabedoria, das mais diversas matrizes.

CARGA HORÁRIA
3.205h

DURAÇÃO DO CURSO
4 anos

Objetivo do Curso

 

O Curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso, na modalidade EaD, objetiva a formação inicial para o exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica. Compreende-se a docência em Ensino Religioso como ação educativa construída e focalizada na valorização e no reconhecimento da diversidade cultural religiosa, presente na sociedade brasileira, por meio do exercício do diálogo, da pesquisa, do estudo, da construção, da reconstrução e da socialização dos saberes, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos, discutindo as relações de poder que permeiam as concepções históricas, culturais e religiosas que constituem as sociedades.

 

O exercício pedagógico didático da docência em Ensino Religioso considera os conhecimentos anteriores dos educandos, bem como o contexto histórico-social no qual estão circunscritos, tendo em vista a continuidade progressiva no conhecimento e na compreensão do fenômeno religioso, pelo estudo, pesquisa e discussão em exercícios de alteridade, desenvolvendo um processo de reconhecimento, respeito e valorização dos diferentes e das diferenças.

 

O curso de Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso, por meio de estudos, pesquisas e vivências teórico-práticos, propiciará:

 

  • Sólida formação teórico-metodológica no campo das Ciências da Religião e da Educação, a fim de promover a compreensão crítica e interativa do contexto, da estrutura e da diversidade do fenômeno religioso e o desenvolvimento de habilidades adequadas à docência do Ensino Religioso na Educação Básica;

  • A construção e a reconstrução do conhecimento religioso com base em conceitos, práticas e informações sobre o fenômeno religioso em suas diversas manifestações no tempo, no espaço e nas culturas;

  • O desenvolvimento da sensibilidade e da ética profissional nas relações com o fenômeno religioso, por meio de atitudes que valorizem a vida e a dignidade humana, e o reconhecimento do diferente e das diferenças no universo educacional e social, em todos os níveis de abrangência.

 

O estudante do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião trabalhará com um conjunto de informações e competências compostas por conhecimentos teórico-práticos interdisciplinares, cuja consolidação será proporcionada no exercício da docência, fundamentada no reconhecimento, no respeito, na promoção e na valorização da diversidade. Este estudante deve dedicar especial atenção ao estudo do fenômeno religioso na diversidade cultural brasileira e mundial, numa atitude investigativa em meio a diversidades de concepções e acepções, onde se dá a complexidade da questão religiosa, entre elas o contexto escolar.

Perfil Profissional

 

O campo de atuação do licenciado em Ciências da Religião compreende as seguintes dimensões:

 

  • Docência: na Educação Básica, na disciplina de Ensino Religioso ou disciplinas correlatas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, assim como em Educação Profissional, na área das Ciências Humanas nos serviços e apoio escolar;

  • Pesquisa em nível de pós-graduação: opção por continuar os estudos na área de Ciências da Religião e suas áreas afins em nível de pós-graduação stricto sensu, bem como em suas variantes;

  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.  

 

Esse profissional deverá ser um educador competente, capaz de transformar o conhecimento, em ações que possam, efetivamente, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus estudantes por meio de visão ampla do processo formativo, de seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica.

 

Como cientista da religião poderá atuar na pesquisa acadêmica, na assessoria para o diálogo inter-religioso em instituições públicas e privadas, nas ONGs, nas relações internacionais, no turismo religioso, no jornalismo especializado em assuntos religiosos, na educação não-formal, no trabalho pastoral das igrejas e na orientação espiritual.

Atividades Complementares

 

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

 

As atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso, em um total de 405 horas distribuídas a partir do 5º período, possibilitarão a prática dos conhecimentos adquiridos durante o Curso e a socialização da experiência por meio de reflexão conjunta com o professor responsável pelo acompanhamento do estágio e o supervisor da unidade concedente.

  

Estas atividades bem como a elaboração do relatório serão orientadas, supervisionadas e avaliadas por um professor responsável. No desenvolvimento das atividades de estágio participa também um profissional da área com formação específica para acompanhamento do aluno.

  

O estágio curricular supervisionado tem por objetivo oportunizar ao futuro profissional condições para:

 

  • Desenvolver atitude de investigação e de pesquisa no decorrer das atividades de estágio, favorecida pelas orientações previamente fornecidas pelos supervisores e orientadores de estágio;
  • Desenvolver competências necessárias à atuação profissional, ao aperfeiçoamento técnico, cultural e científico, e ao relacionamento interpessoal;
  • Viabilizar a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem, aproximando-o das ocorrências críticas do cotidiano profissional;
  • Realizar observações, registros e análise de situações contextualizadas de ensino em sala de aula e de processos de gestão educacional;
  • Analisar, conhecer e atuar na resolução de situações-problema características do cotidiano profissional, considerando, basicamente, a reflexão teórica como subsídio;
  • Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade científica e criativa na área de formação;
  • Permitir ao aluno desenvolver o senso crítico, contribuindo para a formação da cidadania e fornecendo subsídio para que ele possa interagir na comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.

 

Estimular a mobilização, integrada e contextualizada, de diferentes saberes, encaminhada para a identidade profissional.

Programas de Extensão

 

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários.

  • Atividades Artístico-culturais.

  • Atividades Desportivas.

  • Assistência à Saúde.

  • Assistência Espiritual e Religiosa.

  • Assistência Estudantil.

  • Assistência Social.

  • Assistência Jurídica Gratuita.

  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica.

  • Apoio aos Movimentos Populares.

  • Unicap para a 3ª Idade.

  • Projeto Horizonte.

Programas da CAPES: PIBIC e PRP

 

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Contato: Coordenação de curso.

 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é mais uma iniciativa que proporciona aos estudantes bolsas e a possibilidade de realizar um trabalho conjunto com a rede pública de ensino. Assim, na perspectiva de contribuir, simultaneamente, com a formação de educadores e com a construção de uma educação de qualidade social, que a UNICAP atende à chamada pública para a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática no curso de Pedagogia, conduzidos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. A carga horária pode ser aproveitada para a carga horária dos estágios. Estudantes do 5º Período em diante podem participar.

Contato: carmo.motta@unicap.br

Intercâmbio Estudantil

 

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Laboratórios

 

O Curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso tem a sua disposição os laboratórios de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação, na Biblioteca Central da Unicap e nos Pólos Presenciais.

Além dessa infraestrutura física, o Curso conta com o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, um laboratório multimídia online disponível em Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife.

Processos de Avaliação

 

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

 

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

 

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete) e haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.

 

Cálculo da média ponderada:

  • 1º GQ (peso 2) - somatório das pontuações das atividades no ambiente virtual Moodle
  • 2º GQ (peso 3) - nota da avaliação presencial a ser realizada no Pólo Presencial em que o aluno estiver matriculado.

Obs: o aluno ausente na avaliação presencial terá direito à realização de uma 2ª chamada presencial.

O aluno que não alcançar o índice de aprovação 7,0 (sete) pontos, na média ponderada, poderá realizar uma prova final presencial para alcançar o mínimo de aprovação, 5,0 (cinco) pontos, na média final aritmética entre a prova final presencial e a média ponderada, desde que haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.


Itinerário Formativo

Diálogos interculturais e diversidade religiosa
Cosmovisão das religiões e dos movimentos religiosos
Filosofia e formação integral
Introdução ao EaD
Estudo, produção e interpretação de textos
Fundamentos filosóficos, históricos e sócio antropológicos da educação

Ciências da religião: introdução e metodologia
Religião, ciência e tecnologia
Educação para relações etnico raciais
Tecnologias da informação e da comunicação na educação básica
Libras
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

Introdução aos textos e narrativas sagradas
Movimentos sociais e espiritualidade
Humanismo, educação e cidadania
Ensino religioso no brasil
Planejamento e avaliação educacional
Políticas públicas e educação

Textos e narrativas sagradas indígenas
Educação e interculturalidade
Cultura, arte e religião
Empreendedorismo na educação
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Humanidade e transcendência ou Introdução à teologia

Textos e narrativas sagradas africanas
Metodologia do ensino religioso
Desenvolvimento humano e religiosidade
Direitos humanos, educação e religiões
Gestão educacional
Estágio curricular no ensino I

Textos sagrados e narrativas orientais
Éticas e diálogo
Gênero e religião na educação
Linguagens e fenômenos religiosos
Educação e práticas inclusivas
Estágio curricular no ensino II

Textos sagrados das tradições judaica, cristã e islâmica
Pesquisa em ensino religioso
Sociedades, religiões e territórios
Trabalho de conclusão de curso I
Estágio curricular no ensino III

Fenômenos religiosos e desafios contemporâneos
Histórias religiosas da américa latina
Trabalho de conclusão de curso II
Estágio curricular no ensino IV

 

 

DOWNLOAD  Itinerário Formativo


Ciência da Religião 2020.2 (Atualizado em 19/11/2020)

 

Corpo Docente

Antônio Henrique Coutelo de Moraes - Lattes
Gilbraz de Souza Aragão - Lattes
Graziela Brito de Almeida - Lattes
Izabelly Correia dos Santos - Lattes
João Luiz Correia Júnior - Lattes
José Artur Tavares de Brito - Lattes
Luiz Alencar Libório - Lattes
Luiz Carlos de Lima Pacheco - Lattes
Luiz Carlos Luz Marques - Lattes
Tânia Maria de Oliveira Nery - Lattes
Valter Luís de Avellar - Lattes
Vanderlei Albino Lain - Lattes