Católica assina convênio com a Fundação Fé e Alegria e a Prefeitura de Aracoiaba - Unicap

Título Notícias

null Católica assina convênio com a Fundação Fé e Alegria e a Prefeitura de Aracoiaba

Publicado Por: Dell Souza

Em meio às comemorações pelos 130 anos do município de Aracoiaba, no Ceará, a Universidade Católica de Pernambuco assinou convênio de cooperação técnica nesta sexta-feira (14) com a prefeitura da cidade e a filial cearense da Fundação Fé e Alegria do Brasil, visando promover o desenvolvimento de atividades educacionais, culturais e sociais para os moradores da localidade.

Com vigência de cinco anos, o convênio possibilitará a ampliação para os professores de todo o município do curso de extensão Educação para o Século 21, que visa a formação continuada de docentes seguindo as novas metodologias de ensino. Atualmente, o curso já é oferecido para professores do distrito de Vazantes.

O convênio vai garantir também, graças à parceria com Fé e Alegria e o apoio da Prefeitura, a concessão de bolsas para os estudantes de Aracoiaba interessados nas licenciaturas EaD oferecidas pela Unicap. As primeiras turmas já terão início neste semestre. A partir de agora, a unidade de Fé e Alegria do Ceará, ao celebrar seu 15º aniversário, torna-se um Polo Universitário, com cursos EaD e outras atividades de apoio às escolas e formação continuada
de educadores.

O convênio foi assinado pelo Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe Pedro Rubens Ferreira Oliveira, filho de Vazantes, pelo prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo Nogueira, e pela representante do Fé e Alegria Ceará, Francimayre Freire Maia da Silva.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, realizada de forma remota, Padre PedroRubens destacou que o município, que ganhou o nome do Rio Aracoiaba, que significa em tupi-guarani “lugar onde os pássaros cantam”, comemora 130 anos de emancipação apostando na parceria e na educação inovadora, como bem atesta a assinatura desse convênio de cooperação entre as três instituições.

O Reitor da Unicap frisou, ainda, que o coração é a marca do Fé e Alegria, pois a educação popular é um ato de amor e uma aposta em novas gerações mais livres e autônomas. “Nesses 15 anos de atuação, o Fé e Alegria já transformou muitas vidas e realidades”, acentuou.

Padre Pedro encerrou seu pronunciamento, lembrando que a asa branca, símbolo da Unicap e do Nordeste, é sinal de resistência de nosso povo na busca por melhores condições de vida. “Só a educação faz uma inclusão social efetiva, pois transforma as pessoas e estas podem transformar o mundo”, enfatizou.

O Prefeito, Thiago Campelo, agradeceu a oportunidade e frisou que a assinatura do acordo supera a gestão atual e, como uma rocha, poderá ser a base de muitas parcerias e cooperações entre essas instituições. A Profa. Francimayre, coordenadora da Fundação, fez um balanço da atuação de Fé e Alegria junto às escolas de Vazantes, com atuação em todas as adjacências. Pontuou a missão e visão da educação popular como transformadora das pessoas e da sociedade, falando de Paulo Freire e da pedagogia jesuíta. Enfim, o secretário de Educação municipal, Jonas Campelo, agradeceu e reafirmou compromisso de construir políticas de estado para consolidar o trabalho de tantos educadores no município.

Para concluir, o chefe de gabinete da Unicap, Rodrigo Pellegrino, deu a conhecer os termos do convênio e, Laílson Lima, secretário do Polo Universitário Santo Inácio (Unicap e Unicatólica), agradeceu à participação de todos os professores presentes, inclusive a senhora mãe do nosso Reitor e importante liderança no mundo da educação no município, a Profa. Maria do Carmo Ferreira de Oliveira.

 

 

 

 

 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

catedra dom helder unesco.png

☑ COMUNICARDH 👀 Clipping da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara

➡ Podcast do UNFPA relata trabalho de ajuda humanitária em Roraima e Amazonas ONU Brasil: https://bit.ly/2Xv92da ➡ ONU alerta para impacto desproporcional...

➡ Podcast do UNFPA relata trabalho de ajuda humanitária em Roraima e Amazonas ONU Brasil: https://bit.ly/2Xv92da ➡...

14_consciencia.jpg

14ª Semana da Consciência Negra

Acontecerá, na Universidade Católica de Pernambuco, a 14ª Semana da Consciência Negra, cujo tema central se intitula: O Movimento Negro como...

Acontecerá, na Universidade Católica de Pernambuco, a 14ª Semana da Consciência Negra, cujo tema central se intitula:...

WhatsApp-Image-2020-11-04-at-16.56.11.jpeg

SAÚDE NÃO É MERCADORIA #VacinaParaTodos

#vacinapratodos

#vacinapratodos

relatoriofinal_page-0001.jpg

SENADO FEDERAL - CPI DA PANDEMIA - RELATÓRIO FINAL

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é criada para investigar fatos determinados e funcionar por prazo certo, no exercício pelo Poder Legislativo, de...

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é criada para investigar fatos determinados e funcionar por prazo certo,...