Publicado Por: Alessandro Douglas

Sobre a Palestrante Cecília MacDowell Santos é Doutorada em Sociologia pela Universidade da CalifórniaBerkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco (USF), na Califórnia, EUA, e Pesquisadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. No CES, integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), co-coordena o programa de doutorado Human Rights in Contemporary Societies e leciona neste e no programa de doutoramento Sociology of the State, Law and Justice.

Os seus interesses de pesquisa centram-se nos discursos e práticas sobre violência contra mulheres e na mobilização dos direitos humanos em escalas local, nacional e transnacional. Aborda esses temas a partir de perspectivas críticas do direito, de teorias feministas interseccionais, transnacionais e decoloniais, bem como das epistemologias do Sul. Tem realizado estudos sobre as relações entre o Estado, o sistema de justiça criminal e os movimentos de mulheres no Brasil, com enfoque nas leis, instituições e políticas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. Também tem realizado pesquisas sobre a mobilização transnacional dos direitos humanos das mulheres, dos direitos indígenas e do direito à memória política, no contexto do Brasil e do sistema interamericano de direitos humanos. Tem, ainda, realizado pesquisa sobre a mobilização transnacional dos direitos humanos no contexto português e europeu.

É autora de Women's Police Stations: Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil (Palgrave Macmillan, 2005); organizadora de A Mobilização Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Edições Almedina, 2012); coorganizadora de Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, Diferenças, Interculturalidades (Edições Almedina, 2019), Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil (Editora Hucitec, 2009) e Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Brasileiro: Estudos sobre Brasil, Guatemala, Moçambique, Peru e Portugal (Ministério da Justiça do Brasil, 2010). Tem inúmeros artigos publicados em livros e revistas internacionais peer-reviewed, incluindo Latin American Research Review, Latin American Perspectives, Cadernos PAGU, Revista Estudos Feministas, Journal of Human Rights Practice, Sur-International Journal on Human Rights, entre outras.

Data: 22 de março de 2022

Horário: 14h

Link: https://meet.google.com/jmy-emsh-gyp

Informações: www.ufpe.gov/ppgdh

 

Visualizações:
139
Compartilhar