Publicado Por: Alessandro Douglas

 

Muita gente tem um smartphone e, com isso, uma câmera na mão. Assim, ficou fácil filmar e repassar as imagens capturadas. De um lado, o amplo compartilhamento em redes e mídias sociais levanta o debate sobre privacidade e direito de imagem, por outro pode ajudar a dar mais transparência à ação de agentes públicos.

Para discutir o uso da imagem nos processos de responsabilização de violações de Direitos Humanos, o programa TV Direitos Humanos desta semana recebe Luis Emannuel, advogado do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social, Cendhec. Ele bate um papo com o professor Manoel Moraes, advogado e coordenador da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara sobre os fatos mais recentes em que imagens foram decisivas nas denúncias.

O TVDH é um projeto da Cátedra Dom Helder Camara em parceria com a EDUCOMDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos. Ele está disponível no canal da Cátedra Dom Helder no Youtube e é apresentado pelo jornalista Juliano Domingues, coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação/Unicap. A produção é de Deborah Amanda, reportagens de Isadora Cavalcanti, Marília Melo e Micael Morais. A coordenação de Jornalismo é da professora Andrea Trigueiro.

Gostei.
Compartilhar