Publicado Por: Alessandro Douglas

Parques verdes são como refúgios para as pessoas da cidade. Uma pausa na vida corrida dos centros urbanos, um encontro com a natureza, além de local de trabalho para ambulantes e pessoas que trabalham com reciclagem. Esses espaços são importantes para preservação de recursos naturais, além de garantir qualidade de vida. Por isso, é importante que todos e todas tenham acesso a locais públicos verdes e sintam-se acolhidos em um lugar que seja pensado para todos.

Com isso, o documento Parque para Todas e Todos - Sugestão para a implantação de parques urbanos com perspectiva de gênero, lançado pela UNOPS, organismo das Nações Unidas, e o Instituto semeia, foi produzido com o intuito de inspirar entidades dos serviços público e privado na construção de parques urbanos em que a perspectiva de gênero seja implantada no espaço ou na gestão do espaço.

O material projetado pela UNOPS foi traçado com objetivo de promover a melhoria na condição de vida das pessoas e ajudar os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

O documento explica que infraestruturas urbanas com olhar para o gênero inclinam-se para a promoção de espaços com mais qualidade, bem-estar e não há, obrigatoriamente, aumento de custos. Com a inovação e desenvolvimento dos parques, a população dos centros urbanos terá acesso a espaços naturais com espaços mais preparados para todas e todos.

A igualdade de gênero em espaços públicos verdes é abordada ressaltando a importância da existência de melhores condições de vida para mulheres e meninas, promovendo o empoderamento e combatendo as discriminações e violência de gênero, para que elas possam atuar na promoção do desenvolvimento sustentável.

O documento mostra, em suma, a importância e o impacto na sociedade que espaços sustentáveis e atentos a gênero podem trazer. Levando em conta, o trabalho para desenvolvimento dos parques, participação da população, a linguagem de inclusão e representatividade dentro dos parques, até os espaços e equipamentos usados por crianças, criados para favorecer a autonomia e a socialização entre eles.

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¿: UNESCO

¿: Odara Hana

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